Você está aqui: Página Inicial / Câmera Cidadã

Olhos atentos por uma cidade segura

Imagine uma cidade toda integrada para aumentar a sua segurança. Isso é possível. A tecnologia é hoje uma poderosa aliada nessa área, contribuindo com a prevenção de crimes e outras infrações. Pensando nisso, a Prefeitura lança o programa Câmera Cidadã, uma rede integrada de monitoramento por câmeras de segurança.

Veja como o programa funciona e como você pode participar!

O que é o programa?

Uma rede colaborativa pensada para toda a população e feita com sua participação direta. A ideia visa ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais e do comércio, às públicas já instaladas pela Prefeitura, chegando a aproximadamente 1.000.

As imagens captadas serão compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta.






Quais os benefícios?

O compartilhamento das imagens contribuirá com as investigações de forma a prevenir e identificar delitos, além de fazer o reconhecimento dos autores com mais rapidez e precisão. Também inibirá atividades criminosas na região dos moradores que participarem do projeto, aumentando seu bem-estar.



Como participar?

Antes de qualquer coisa é preciso saber que o objetivo do programa é a proteção da coletividade em geral. Por isso, o primeiro critério para participação é que a câmera a ser compartilhada seja voltada à via pública.
Outra condição importante é que as imagens geradas tenham qualidade suficiente para permitir um reconhecimento dos fatos e indivíduos envolvidos na cena.

*Resolução mínima da sua câmera deve ser de 720p

(1280 pixels de largura e 720 pixels de comprimento).



Quem pode participar?

São 3 grupos que podem participar, estando entre eles, indivíduos ou condomínios:

Grupo 1

Você tem uma ou mais câmeras, cujas imagens são gravadas e arquivadas. Contudo, elas não podem ser acessadas via internet. Você fará o cadastro e, caso aconteça alguma ocorrência no seu endereço ou proximidades, a Guarda Municipal fará a coleta desse material para ajudar nas investigações.

Grupo 2

Você tem uma ou mais câmeras, cujas imagens são gravadas e arquivadas, podendo ser acessadas via internet. Você informará login e senha à Guarda Municipal, depois de fazer o cadastro, possibilitando o acesso remoto às imagens e às gravações.

Grupo 3

Você tem uma ou mais câmeras com acesso à Internet, cujas imagens são gravadas e arquivadas e você deseja integrá-las em tempo real à plataforma Security Center da Central de Monitoramento da Guarda Municipal e ao sistema Detecta. Procure a empresa de segurança de sua preferência e veja se ela é integradora da plataforma Security Center - GENETEC de videomonitoramento.

Mais Informações

Dúvidas/Esclarecimentos:
Tel: 3339-6421 - articulacaosmsp@araraquara.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Cooperação
dos Assuntos de Segurança Pública

Baixar Folder - Câmera Cidadã



Baixar Termo de Adesão

Baixar Projeto