Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Agosto / 31/08: Mostra de Música Erudita do Sesi tem TriOupe

Cultura

31/08: Mostra de Música Erudita do Sesi tem TriOupe

Apresentação às 19h30
musica erudita sesi.png

A segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O SESI Araraquara é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Duo Auleum, Brassampa e TriOupe. Os concertos acontecem entre dias 29 e 30 de agosto, quinta e sexta-feira ás 20h, enquanto no dia 31 de agosto, sábado, acontece unicamente às 19h30, abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP de Bauru. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

 A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos. O SESI-SP exerce muito bem o seu papel democratizando o acesso ao Erudito com programações totalmente gratuitas e em diversas cidades”, declara Ricardo Barros, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Com o intuito de valorizar e prestigiar a educação musical do SESI-SP, no dia 31, sábado, a abertura dos concertos da 2ª Mostra SESI-SP de Música Erudita em seis unidades ficarão por conta dos Núcleos de Música SESI-SP, são elas: Araraquara, Campinas Amoreiras, Itapetininga, Mogi das Cruzes, Piracicaba e Rio Claro. O SESI oferece cursos de iniciação musical e camerata de cordas, visa promover a excelência, o acesso à música e sensibilidade estética e artística.

Serão 45 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Auleum, que traz um conceito rico, conduzidos pelos exageros do rococó, apresenta composições de Johann Christian Bach e introduz o uso de instrumentos populares durante o século XIX, como o virginal e a viola de gamba.

A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Viagem Através da Música levam os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó. Exploram a importância de Strauss e Mozart, gênios austríacos do século XIX. A excentricidade do som produzido por Astor Piazzolla também é carregada na bagagem cultural da série.

Por fim, Música Antiga: o início de tudo transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV. Autores renascentistas e a sonoridade hispânica surgem para expandir os horizontes do espectador, em relação à música erudita e suas fases ao longo do tempo.

A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

 

Os grupos:

Duo Auleum - 29 de agosto, quinta, 20h

 Influenciados pelo estilo artístico contraposto ao clássico barroco, representado musicalmente pelo alemão Johann Christian Bach, o Duo Auleum se propõe a apresentar ao público uma mistura sinestésica audiovisual, onde instrumentos utilizados na época trazem sua magnitude sonora para os dias atuais.

Conduzidos pelo exagero característico do rococó de Jean-Honoré  Fragonard, o duo leva ao repertório composições de Bach e Karl Friedrich Abel, Adagio e Allegro, presenteando o público com os sons oferecidos pela viola da gamba, cravo e virginal.

 

Brassampa -  30 de agosto, sexta, 20h

Visando retomar a história da Música Clássica de forma cronológica, a partir do essencial erudito, o quinteto Brassampa apresenta há mais de 10 anos canções de musicistas indispensáveis, como Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes, Alberto Ginastera e Heitor Villa-Lobos. Eles também ressaltam a evolução da sociedade com seu repertório rico.

Composto por instrumentos de metais, o quinteto realiza concertos descontraídos, onde a musicalidade e seriedade do erudito entram em contraste com a informalidade de interagir com o público.

 

TriOupe -  31 de agosto, sábado, 19h30

TriOupe traz para o público uma viagem musical diversificada e dinâmica, inspirada nas caravanas que reuniam atores, músicos e poetas, mostrando os diversos históricos pertencentes à família do violão. O grupo, formado por Dagma Eid, Ananda Roda e Ivan Oliveira, explora autores renascentistas e barrocos de músicas de câmara dos séculos XV e XVll.

Explorando as formações em solo, duo e trio, os artistas trazem ao palco um toque pessoal e sua concepção musical concebida nos estilos musicais vigentes na época.

 

Mostra SESI-SP de Música Erudita - A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores. A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

 

SERVIÇO

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: SESI Araraquara – Avenida Octaviano de Arruda Campos, 686

Datas e horários: 29 e 30 de agosto, quinta e sexta, às 20h, 31 de agosto, sábado, às 19h30

Capacidade: 144 lugares e 4 para cadeirantes

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música Erudita

Informações: (16) 3305-2518

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo

registrado em: ,