Comunicação

Centro do Idoso

 

 

 

 

CENTRO DIA DO IDOSO “Quero Vida” – João Bertolucci

 

 

SETOR RESPONSÁVEL

 

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

 

DESCRIÇÃO

 

O Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

 

Este serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe será sempre pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

 

É público para o atendimento: idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada (graus de dependência I ou II segundo a ANVISA)¹. Ainda como condição necessária, os familiares do idoso têm que estar trabalhando e/ou estudando, não tendo, assim, nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários ao idoso.

 

LEGISLAÇÃO 

 

 

LOCAL

 

Avenida Mario Ybarra de Almeida, 1011, Carmo - Cep: 14800-420

Tel: (16) 3331-5379

E-mail: centrodia@araraquara.sp.gov.br

 

DIAS E HORÁRIOS

 

Segunda à Sexta-Feira

07h às 15h

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Gerência de Proteção Social Especial

Tel: (16) 3301-1800

E-mail: protecaoespecial@araraquara.sp.gov.br