Entenda o CEDEPE

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Centro de Desenvolvimento Profissional de Educadores “Professor Paulo Freire” (CEDEPE)

O CEDEPE foi inaugurado em 19 de junho de 2004, tendo por objetivo: planejar, sistematizar e promover a formação contínua dos profissionais do magistério e funcionários que atuam na educação municipal de Araraquara.

Em 10 de junho de 2014, quando o CEDEPE completou 10 anos de existência, foi instituído o Programa de Formação Contínua e de Desenvolvimento Profissional dos Profissionais do Magistério e dos Funcionários da Educação Básica Pública Municipal de Araraquara, por meio do Decreto nº 10.659.

Em 2022 já se somavam 20 mil pessoas que participaram de diversas ações formativas promovidas pelo centro de formação. 

Cada sala utilizada para formação possui o nome de uma personalidade marcante no cenário brasileiro, como forma de homenagem. São elas:

  • Sala Milton Santos (capacidade para 92 pessoas)
  • Sala Chico Mendes (capacidade para 30 pessoas)
  • Sala Lourenço Filho (capacidade para 15 pessoas)
  • Sala Marisa Góes (capacidade para 10 pessoas) 
  • Sala Olga Benário (contendo 10 computadores – utilizada nas formações na área da informática)

 

Durante os doze primeiros anos, a equipe era composta por:

  • Um professor formador responsável pelos cursos de informática;
  • Uma agente social para os preparos dos cafés servidos aos cursistas;
  • Cinco profissionais efetivas da educação, incumbidas das atividades do expediente, como: inscrições; agendamento dos espaços para cursos e reuniões; certificação; empréstimo de equipamentos às escolas; atendimento telefônico e presencial; produção de material para as formações; preparo dos espaços (placas nas portas das salas, água para o palestrante/coordenador, data show, notebook, microfone, ar condicionado, cadeiras...) entre outras atividades;
  • Uma gerente que atuava na gestão de toda equipe e ações vinculadas ao Centro.   

 

A partir de 2017, a equipe e as atribuições do CEDEPE sofreram algumas alterações. O quadro passou a ser composto pelas professoras formadoras e professor formador da educação infantil e do ensino fundamental e suas modalidades. Hoje, em 2022, o CEDEPE conta com equipes de: Formação; Coordenação técnica; Assistência, apoio e suporte; Gerência e equipe do Polo Municipal de Ensino Superior (UNIVESP/UAB).

Além da equipe, há outras demandas de ações formativas atendidas pelo Centro, bem como novas parcerias com universidades, institutos e organizações para a promoção destes eventos tão importantes para a qualidade da educação.

Em síntese, a função do CEDEPE é promover a formação e reflexão contínua da prática dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Araraquara, pautada nos dizeres de seu Patrono, entendendo que: “Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire, 1995).

 


 

Além das formações compulsórias que abarcam todos os professores e educadores da Rede Municipal, são oferecidas formações com número limitado de vagas, sejam elas em período da jornada de trabalho dos servidores ou não.

As inscrições são realizadas após a discriminação dos cursos encaminhadas aos e-mails institucionais das escolas, grupos de WhatsApp das equipes gestoras, informando: público-alvo, período e procedimentos de inscrição, responsável pela formação, número de vagas, conteúdos e objetivo da ação.

Vale ressaltar que além das inscrições feitas via e-mail junto à responsável do setor do CEDEPE, foi criado um sistema de inscrição online por meio de um formulário do Google para facilitar o acesso e dinamizar o processo de preenchimento das vagas, além da divulgação que é feita na rede social oficial da Prefeitura/Secretaria Municipal da Educação no Facebook.

Há um Canal da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara no YouTube, criado em setembro de 2020, onde são postadas todas as lives das atividades formativas realizadas em formato on-line. Acesso 

Acesse aqui!

As ações formativas do CEDEPE ocorrem por meio de atividades realizadas pela equipe de formação permanente e via parcerias estabelecidas com outras instituições, autorizadas pela Secretaria da Educação, coordenadas pela gerência de formação continuada. Algumas destas parcerias ocorrem por meio de outras gerências, de acordo com a especificidade da demanda.

O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional “Professor Paulo Freire” (CEDEPE), por intermédio de sua equipe de formação realiza o que denominamos de formação inicial em serviço aos profissionais que ingressam na rede municipal de Educação. Neste âmbito, há duas frentes de ações formativas para os iniciantes que são realizadas pelas equipes do CEDEPE: a formação inicial em serviço para educadores e professores da educação infantil (EI) realizada pelo Laboratório Pedagógico da Educação Infantil (LAPEI) e o Programa de Acompanhamento, Formação e Apoio aos Professores Iniciantes/Ingressantes do Ensino Fundamental (EF) realizada pelas formadoras responsáveis por esta etapa de ensino. E a partir de 2018 iniciou-se a formação para agentes administrativos e operacionais da rede, baseado no material do Programa Profuncionário do MEC.

Os assuntos abordados na formação inicial em serviço para professores da EI são: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do Centro de Educação e Recreação (CER); aspectos da inclusão; orientações gerais ao servidor; interações e brincadeiras; alimentação escolar; relações interpessoais (afetividade); currículo e planejamento. A formação inicial em serviço para agentes educacionais aborda os seguintes assuntos: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do CER; educação especial: conhecendo alguns aspectos da inclusão; orientações gerais ao servidor; interações e brincadeiras; alimentação escolar; relações interpessoais: afetividade; a criança no centro da roda de proteção contra a violência. Ocorre também a formação inicial para as professoras coordenadoras da EI, contemplando: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do CER; planejamento: por que planejar? Como planejar? Planejar a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância; currículo com sugestões de atividades; avaliação: momento de parar e reorganizar a prática educativa.

No caso da formação inicial em serviço no ensino fundamental é direcionada aos professores iniciantes neste nível de ensino, na rede municipal de Araraquara. Intitulado de “Projeto de acompanhamento, apoio e desenvolvimento profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental”, essa ação formativa ocorre individualmente entre as formadoras – pares experientes – e os(as) professores(as) iniciantes no Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), nas escolas. A primeira etapa, que acontece nos meses de fevereiro e/ou agosto e se dá por meio de uma reunião na SME para apresentação da organização da Rede Municipal de Ensino e arcabouço legal. A segunda etapa se estende ao longo de todo processo de mentoria com o atendimento individualizado in loco. 

Vinculado à gerência de formação do CEDEPE, desde 2018, está o Polo Acadêmico de Ensino Superior do Município de Araraquara. Nele, não somente os servidores municipais, como todos os munícipes e interessados da região puderam se inscrever no processo seletivo para ingresso em uma das 4 turmas de graduação (Engenharia de Computação e Produção, Licenciatura em Pedagogia e Matemática) a distância oferecidas. O mesmo polo faz parte do Programa Universidade Aberta do Brasil e já prevê a oferta de outros cursos oferecidos pelas universidades públicas de todo o Brasil que estão vinculadas à UAB.

No tocante às parcerias estabelecidas para as ações formativas, podemos citar resumidamente algumas destas atividades que aconteceram juntamente à/ao: Sesc, voltado para a EI, EF e Educação Integral; UNESP (FCLAr; Pós-Graduação FOAr; Instituto de Química e Centro de Ciências Araraquara – IQ/CCA) para formação dos professores da rede; Cultura Inglesa para os professores de inglês; Corpo de Bombeiros – formação básica em Primeiros Socorros; Vara da Infância e Programa Amor Exigente destinado a todos os profissionais das unidades escolares municipais; UNIARA (curso “Comunicação Oral e Voz para o trabalho docente”); Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP) cursos diversos para os docentes e gestores interessados de toda rede e APAE para os profissionais que atuam na Educação Especial. Ocorreram propostas apresentadas por profissionais da rede como a oficina de teatro coordenada pelo agente educacional da rede, Bruno Carlos Oliveira dos Santos, o “Bruck”.

POLO ACADÊMICO DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA

EMEF “Professora Olga Ferreira Campos”

Endereço: Rua Rômulo Lupo, 775 - Jardim Universal

Telefone: 16 3336 5538

Horário de atendimento: das 07h às 18h (presencial) e das 19h às 22h30 (remoto)

 

O polo oferece os seguintes cursos de graduação em parceria com a UNIVESP:

  • Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Letras
  • Bacharelado em Ciência de Dados, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Engenharia da Computação
  • Engenharia da Produção, Administração  e Tecnologia em processos Gerenciais

 

O polo ofereceu em 2021 os seguintes cursos de graduação em parceria com a UFSCar:

  • Pedagogia 
  • Educação Especial (2ª licenciatura) 

 

No total, o polo já computa 513 alunos atendidos.

 

EQUIPE DE ATUAÇÃO POLO ACADÊMICO

Joice Eliete Boter Zingarelli: Coordenadora Polo

Adriana Simões Monteiro Pereira: Secretaria de Polo