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Comunicação

Ações Formativas

 

 

 

 

 

As ações formativas do Cedepe ocorrem por meio de atividades realizadas pela equipe de formação permanente e via parcerias estabelecidas com outras instituições, coordenada pela gerência de formação continuada e desenvolvimento profissional.

 

O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional “Professor Paulo Freire” (Cedepe), por intermédio de sua equipe de formação realiza o que denominamos de formação inicial em serviço aos profissionais que ingressam na rede municipal de Educação. Neste âmbito, há duas frentes de ações formativas para os iniciantes que são realizadas pelas equipes do Cedepe: a formação inicial em serviço para educadores e professores da educação infantil (EI) realizada pelo Laboratório Pedagógico da Educação Infantil (LAPEI) e o acompanhamento, formação e apoio dos professores iniciantes do Ensino Fundamental(EF) realizada pelas formadoras responsáveis por este nível de ensino. E a partir de 2018 iniciou-se  a formação para agentes administrativos e operacionais da rede, baseado no material do Programa Profuncionário do MEC.

 

Os assuntos abordados na formação inicial em serviço para professores da EI são: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do Centro de Educação e Recreação (CER); aspectos da inclusão; orientações gerais ao servidor; interações e brincadeiras; alimentação escolar; relações interpessoais (afetividade); currículo e planejamento. A formação inicial em serviço para agentes educacionais aborda os seguintes assuntos: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do CER; educação especial: conhecendo alguns aspectos da inclusão; orientações gerais ao servidor; interações e brincadeiras; alimentação escolar; relações interpessoais: afetividade; a criança no centro da roda de proteção contra a violência. Ocorre também a formação inicial para as professoras coordenadoras da EI, contemplando: histórico da educação infantil; organização, estrutura e funcionamento do CER; planejamento: por que planejar? como planejar? planejar a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância; currículo com sugestões de atividades; avaliação: momento de parar e reorganizar a prática educativa.

 

 

No caso da formação inicial em serviço no ensino fundamental é direcionada aos professores iniciantes neste nível de ensino, na rede municipal de Araraquara. Intitulado de “Projeto de acompanhamento, apoio e desenvolvimento profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental”, essa ação formativa ocorre individualmente entre as formadoras – pares experientes – e os(as) professores(as) iniciantes no Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), nas escolas. A primeira etapa, que acontece nos meses de fevereiro e/ou agosto e se dá por meio de uma reunião na SME para apresentação da organização da Rede Municipal de Ensino e arcabouço legal. A segunda etapa se estende ao longo de todo processo de mentoria com o atendimento individualizado in loco. 

 

 

Vinculado à gerência de formação do Cedepe, desde 2018, está o Polo Acadêmico de Ensino Superior do Município de Araraquara. Nele, não somente os servidores municipais, como todos os munícipes e interessados da região puderam se inscrever no processo seletivo para ingresso em uma das 4 turmas de graduação (Engenharia de Computação e Produção, Licenciatura em Pedagogia e Matemática) a distância oferecidas. O mesmo polo faz parte do Programa Universidade Aberta do Brasil e já prevê a oferta de mais dois cursos, um deles de pós-graduação, em parceria com a UFSCar a partir do segundo semestre de 2019.

 

 

Além destas formações iniciais (em serviço), o Cedepe, através da equipe de formação realiza formação continuada com professores, agentes educacionais, administrativos e operacionais e professores coordenadores da EI e do EF. Há, também, a formação continuada em serviço voltada para os professores da EI, coordenada por uma supervisor de ensino do município.

 

 

No tocante às parcerias estabelecidas para as ações formativas, podemos citar resumidamente que entre os anos de 2017 e 2018 aconteceram com: Sesc, voltado para a EI, EF e Educação Integral; UNESP (FCLAr; Pós-Graduação FOAr; Instituto de Química e Centro de Ciências Araraquara – IQ/CCA) para formação dos professores da rede; Cultura Inglesa para os professores de inglês; Corpo de Bombeiros – formação básica em Primeiros Socorros; Vara da Infância e Programa Amor Exigente destinado a todos os profissionais das unidades escolares municipais; UNIARA (curso “Comunicação Oral e Voz para o trabalho docente”); Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP) cursos diversos para os docentes e gestores interessados de toda rede e APAE para os profissionais que atuam na Educação Especial. Ocorreram propostas apresentadas por profissionais da rede como a oficina de teatro coordenada pelo agente educacional da rede, Bruno Carlos Oliveira dos Santos, o “Bruck”.

 

A partir da criação deste Portal, as ações formativas serão concentradas neste local.

 

 

Desde novembro de 2018 a equipe permanente de formação já organizou as ações formativas a serem realizadas em 2019, conforme os arquivos constantes nos links abaixo:

 

Educação Infantil – “Formações Lapei 2019”

 

Ensino Fundamental – "Formações para o Ensino Fundamental 2019”

 

Agentes administrativos e operacionais; EDUCAE e PQVAE – “Proposta de Formação dos Agentes Operacionais - EDUCAE PQVAE”

 

 

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