Você está aqui: Página Inicial / Governo / Secretarias / Educação / Páginas Educação / Programa Alimentação na Escola

Comunicação

Programa Alimentação na Escola

 

Início

 

Alimentação escolar é toda refeição consumida na escola e faz parte da alimentação diária do aluno. Tem o objetivo de atender às necessidades nutricionais durante a permanência na escola, contribuindo para o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis e garantindo o oferecimento de alimentos sem contaminantes.

A alimentação escolar é regida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE, com início em 1955, é o mais antigo programa do governo federal em Alimentação Escolar e Segurança Alimentar e Nutricional.

Atualmente, a alimentação é fornecida para 69 unidades, entre CER, EMEF, CEI, EJA, AAEE e entidades filantrópicas, totalizando o atendimento a 20.000 alunos diariamente.

 

Equipe

 

A equipe da Alimentação Escolar do Município de Araraquara é constituída por 3 nutricionistas, 5 técnicas em nutrição, 2 agentes administrativos e 330 agentes sociais de serviços públicos – merendeiros.

Os cardápios são feitos pelas nutricionistas, de acordo com as especificidades e necessidades nutricionais de cada unidade e das faixas etárias atendidas.

O abastecimento dos itens alimentares é controlado por nutricionista, com auxílio dos agentes administrativos.

É feito também o atendimento, por nutricionista, aos alunos com restrições alimentares, adequando os cardápios para estes de acordo com as restrições apresentadas.

As técnicas em nutrição fazem visitas de rotina nas unidades municipais, orientando e acompanhando o preparo e oferecimento das refeições.

 

Todo o trabalho da equipe da Alimentação Escolar é feito para proporcionar o melhor atendimento a todos os alunos da rede municipal de educação, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento destes.