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Comunicação

PROCON - ARARAQUARA

 

 

 

CONSUMIDORES

 

I – ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO:

 

1. De forma virtual: Através do site da Fundação Procon São Paulo – www.procon.sp.gov.br
2. De forma presencial: Procon Municipal de Araraquara, de posse de seu RG e CPF;

3. Por procuração: O consumidor deve ser representado por um procurador que deverá apresentar seu RG e CPF e o RG e CPF do consumidor.


Ao se dirigir ao Procon Municipal de Araraquara, o consumidor já deverá ter acionado os canais de atendimento da empresa, objeto da reclamação. Caso o faça via telefone, através do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa, o consumidor deverá anotar:
1. O número de protocolo;
2. O nome do atendente;
3. A data;
4. O horário do atendimento


II – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EFETUAR RECLAMAÇÃO:

 

• Telecomunicações: Trazer faturas anteriores, protocolos de contratação  ou de reclamação junto ao fornecedor,  documentação de visitas técnicas, copia contrato etc…
• Produtos: Trazer nota fiscal, ordens de serviço, protocolos, contratos, etc
• Financeiro: Trazer contratos, carnês, boletos de pagamento, protocolos, etc…
• Planos de Saúde: Contrato, faturas, comprovante de agendamento de consultas, protocolos, etc…
• Outros Assuntos: Protocolos, contratos, recibos ou outros documentos atrelados ao caso.

 

III – DENUNCIAS ENVOLVENDO FISCALIZAÇÃO PROCON

  • As denuncias sobre fiscalização envolvendo produtos e serviços deverão ser registradas pessoalmente no Procon Municipal de Araraquara.


    Orientação para denuncias:

     

  • 1. Denuncia de permanência em fila de bancos acima do tempo estabelecido por lei :

    a. Retirar a senha para o atendimento;
    b. Solicitar o registro do horário, pelo atendente do caixa assim que chegar para ser atendido; e,
    c. Encaminhar o recibo ao Procon Municipal de Araraquara para abertura da denúncia à fiscalização.

 

  • 2. Denuncia de produtos (vencidos, sem preço, propaganda enganosa etc…)

 

a. Para abertura de denuncia à fiscalização, encaminhar pessoalmente no Procon Municipal de Araraquara documento comprobatório da irregularidade:
i. Nota Fiscal;
ii. Etiqueta;
iii. Produto;
iv. Recibo;
v. Foto; etc…

 

IV – OUTROS SERVIÇOS:

 

  1. BLOQUEIO DE TELEMARKETING:

          a. O consumidor que não quiser receber ligações de ofertas via telemarketing das empresas, poderá efetuar o bloqueio                de tipo de serviço.

  1. a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo – www.procon.sp.gov.br;
    b. Abrir a janela BLOQUEIO DE TLEEMARKETING;
    c. Efetuar o cadastro; e,
    d. Após trinta dias não receberá mais ligações de telemarketing.

Observação: As ligações de serviços de assistencialismo não serão bloqueados.

 

  1. CONSULTAS DO RANKING ESTADUAL DE ATENDIMENTOS NO PROCON:

    a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo – www.procon.sp.gov.br ;

    b. Abrir a janela “RANKING DE ATENDIMENTOS”, onde o consumidor poderá visualizar as empresas mais reclamadas e as porcentagens de solução de cada empresa a nível Estadual e Municipal.

 

  1. LISTA DE SITES NÃO RECOMENDADOS PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS:

    a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo – www.procon.sp.gov.br;
    b. Abrir a janela “EVITE ESTES SITES”, onde o consumidor poderá efetuar a pesquisa dos sites não recomendados para adquirir produtos e serviços.

    4. FORNECEDORES:

    a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo – www.procon.sp.gov.br;
    b. Abrir a janela “FORNECEDORES”, onde há orientações aos fornecedores que poderão se informar ali sobre as legislações pertinentes.