Você está aqui: Página Inicial / Governo / Secretarias / Participação Popular / Páginas Planejamento / Assessoria Especial Políticas Pessoas com Deficiência

Comunicação

Assessoria Especial Políticas Pessoas com Deficiência

 

 

 

 

 

 

ASSESSORIA ESPECIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


 

 

Setor responsável

 

Secretaria de Planejamento e Participação Popular

 

Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos

 

Descrição

 

Tem como atribuição assegurar e gerenciar o plena inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiências no município de Araraquara através do atendimento e de orientações sobre os direitos da pessoa com deficiência como também através de encaminhamentos às pessoas com deficiências, em articulação com as demais políticas públicas. Espera-se contribuir para eliminação das diferentes formas de manifestação do preconceito contra essa população, uma vez que se busca a inclusão e inserção das pessoas com deficiência no ambiente escolar e no mundo do trabalho, na saúde, no transporte, cultura, esporte e lazer a fim de minimizar os déficits acumulados ao longo do tempo.


 

 

Terminologia

 

Não faça de conta que a deficiência não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com deficiência como se ela não tivesse uma deficiência, você vai ignorar uma característica muito importante dela. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa. Importante ressaltar que existe uma terminologia adequada, decorrente de muitas pesquisas de nível mundial. São termos simples, que refletem a realidade de forma positiva e tem o apoio das pessoas com deficiência.


 

 

Pessoa com deficiência: Termo presente na Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, da   Organização das Nações (ONU), que o Brasil ratificou com valor da emenda constitucional em 2008.Não diga pessoa portadora de deficiência ou portador deficiência. A pessoa não porta , não carrega sua deficiência, ela tem deficiência e, antes de ter a deficiência, ela é uma pessoa como qualquer outra.

 

 

Pessoa com deficiência física: Substitui os termos deficiente físico, o deficiente, a deficiente. O termo deficiência física se refere à categoria dentro qual existem muitos tipos(amputações, paralisias, paresias, baixa etc)

 

 

Pessoa com deficiência visual: O termo deficiência visual se refere à categoria dentro da qual existem os tipos cegueira e baixão visão .

 

 

Pessoa cega: Muitas pessoas cegas aceitam a ser chamadas de cegas.Evite dizer pessoa cega total ou pessoa com cegueira total ou cago total, pois são termos redutantes.

 

Pessoa com baixa visão: Substitui o termo pessoa com visão subnormal.

 

Pessoa com deficiência auditiva: O termo deficiência auditiva se refere à categoria dentro da qual existem os tipos surdez e baixa audição.

 

Pessoa Surda: Muitas pessoas surdas aceitam ser chamada com surdez .Evite dizer pessoa surda total ou pessoa com surdez ou surdo total.

 

Pessoa com baixa audição: Substitui os termos pessoa com surdez parcial, surdo parcial, que são redundantes. Algumas pessoas com baixa audição ou deficiência auditivos em vez de pessoas com deficiência auditiva ou deficiente auditivo em vez de pessoa com surdez parcial.

 

Pessoa com deficiência intelectual ou pessoa com déficit cognitivo: Substitui os termos deficiente mental excepcional, retardo mental. O termo deficiência intelectual se refere à categoria dentro  da qual existem muitos tipos, dependendo dos apoio, habilidades e outros fatores.

 

Pessoa com deficiência múltipla: E a pessoa que tem duas ou mais deficiências ao mesmo tempo.

 

Pessoa com mobilidade reduzida: É pessoa que, não de enquadrando no conceito de pessoa com deficiência, tem, por qualquer motivo , dificuldade de movimentar-se , permanente ou temporariamente, gerando  redução efetivada mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção :pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, gestante, lactante e pessoa com criança no colo.


 

 

 

Datas importantes na luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência

 

JANEIRO

04/01 - Dia Mundial do Braille

 

FEVEREIRO

29/02 - Dia Mundial das Doenças Raras

 

MARÇO

21/03 - Dia Internacional da Síndrome de Down

 

ABRIL

02/04 - Dia  Mundial de Conscientização do  Autismo

08/04 - Dia Nacional do Braille

 

AGOSTO

21 a 28/08 - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 

SETEMBRO

19/09 - Dia do Teatro Acessível

21/09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22/09 - Dia Nacional do Atleta Paraolímpico

26/09 - Dia Nacional do Surdo

 

OUTUBRO

11/10 - Dia da Pessoa com Deficiência Física

 

NOVEMBRO

10/11 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdo

 

DEZEMBRO

03/12 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

13/12 - Dia Nacional do Cego


 

 

 

COMDEF -  Conselho Municipal de defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

 

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDEF é uma instância permanente, paritária, consultiva e deliberativa, vinculado ao Gabinete do Prefeito, com a finalidade de assessorar o governo municipal, no sentido de que o exercício dos direitos civis e humanos das pessoas com deficiência.

 

 

Reuniões mensais : 1ª quinta-feira do mês

Local: Salão da Udefa

Horário: 14h30

End: Rua Dorival Alves, 39

Vila Xavier


 

 

  

 

CADASTRO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

 O QUE É O CADASTRO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA?

É um banco de dados permanente e contínuo com informações precisas e reais de quem é, onde mora, qual deficiência que possui, se nasceu com deficiência, ou se adquiriu através: de acidente ou sequela de alguma doença. Esses dados são fundamentais para o reconhecimento das diferentes dificuldades enfrentadas por cada tipo de deficiência para que se possa identificar e mapear o perfil da cada indivíduo com a finalidade de processar a caracterização socioeconômica, as barreiras que dificultam ou impede sua plena interação com a sociedade. Como criar vários projetos e ações voltadas para cada tipo de deficiência que garantam efetivamente os seus direitos.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SE CADASTRAR?

Esses dados armazenados no cadastro servirão para:

1-  melhoria e ampliação do serviço público oferecido em nosso município;

2-mapeamento do perfil das pessoas com deficiência no nosso município;
2-criação de vários programas, projetos e ações voltadas para cada deficiência;
3 - Garantir efetivamente os direitos da pessoa com deficiência.

 

COMO SE CADASTRAR?

O cadastro poderá ser feito na assessoria ou por aqui.

Para a realização do cadastro na assessoria você deve ter em mãos seguintes documentos originais e xérox:RG, CPF, CARTÃO SUS, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, COMPROVANTE DE RENDA, LAUDO MÉDICO COM O CID OU O CIF.

Para a realização do cadastro no site após o preenchimento de um cadastro on line  você deverá ter escaneados em PDF ou JPG os mesmos documentos:RG, CPF, CARTÃO SUS, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, COMPROVANTE DE RENDA, LAUDO MÉDICO COM O CID OU O CIF.

 

*Obs: ao concluir o preenchimento on line, deve ser gerado um número do cadastro o qual será utilizado para o envio do currículo.

 

 

ACESSE AQUI A FICHA DE CADASTRO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 

 

 


 

 

 

CURRÍCULOS

 

O QUE É O BANCO DE CURRÍCULOS?

 

A Assessoria conta com um banco de currículos e tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho,  respondendo as dificuldades encontradas na busca de emprego. E encaminhar os currículos para empresas com base na lei de cota de forma que a realizar encaminhamentos de pessoas com deficiência que são aptas ao trabalho para empresas parceiras e ao PAT.

 

 

COMO FAZER?

 

Para ter seu currículo cadastrado você precisa estar cadastrado no CADASTRO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Sendo assim, você pode comparecer na Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, tendo em mãos o seu CURRÍCULO ou nos enviar por aqui. (LINK PARA ENVIAR)

 

*Obs: este tópico do currículo deve estar atrelado ao cadastro,necessariamente, de modo que para poderem enviar o curriculo, devem ter preenchido o cadastro antes. Necessário que haja um campo de preenchimento como por exemplo:número do cadastro.

 

 

                                                                                                                                         

 

 

LOCAL DE ATENDIMENTO


 

 

Térreo da Prefeitura, guichês 19 e 20.

 

Dias e Horários

 

2ª a 6ª feiras – das 9:00 às 17:00

 

Contatos


Telefone: (16) 3301-52-57
E-mail: aepcd@araraquara.sp.gov.br

 


 

 

Legislação 

acesse