BEM ESTAR ANIMAL

BEM ESTAR ANIMALSeparacao titulo

ATIVIDADES DA GERENCIA DE ZOONOSES




A Gerência de Zoonoses do Município de Araraquara é uma Unidade de Saúde, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, cujo principal objetivo é direcionado para proteção à saúde da população, através do Controle Sistemático de algumas doenças dos animais (zoonoses), que podem ser transmitidas ao homem, como a raiva, leishmaniose, toxoplasmose, leptospirose, entre outras.


É importante enfatizar que muitas dessas doenças são fatais aos seres humanos e a Gerência de Zoonoses é um forte instrumento no combate e controle de endemias.


A equipe da Gerência de Zoonoses realiza e promove campanhas educativas como forma de prevenção, campanhas de vacinação antirrábica e orientação sanitária junto à população.


Na Gerência de Zoonoses temos posto de vacinação antirrábica permanente e o Programa de Bem Estar Animal do Município, que fiscaliza e atende os casos de maus tratos e animais abandonados em situação de risco. Os animais recolhidos nas ruas, vítimas de abandono ou maus tratos, são encaminhados à Gerência de Zoonoses, no Parque Pinheirinho, nesse espaço, os animais recebem alimentação e tratamento veterinário adequado, permanecendo até sua completa recuperação e depois são disponibilizados para adoção.

 

                                   



CONTROLE POPULACIONAL- CASTRAÇÃO CIRÚRGICA



 

A Gerência de Zoonoses tem um programa gratuito permanente de castração de animais (à partir de 45 dias de idade) destinado à população de baixa renda. Para a realização da castração, o interessado deve ir até a Gerência de Zoonoses (Parque Pinheirinho) no horário das 7:30 até às 13:00h para o preenchimento da ficha do animal.


O tutor deve ter em mãos o xerox do RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda para a realização do cadastro.

 

 

Lembrando que o procedimento de castração pode ser realizado precocemente com 45 dias de idade, sendo que a castração precoce diminui o tempo de recuperação no pós-operatório, os riscos da cirurgia, melhora a qualidade de vida do animal e expectativa de vida, diminuindo os riscos de desenvolvimento de tumores relacionados a hormônios, melhora no comportamento animal e diminuição de afecções no sistema urogenital.


 

ADOÇÃO DE ANIMAIS RESGATADOS PELA GERÊNCIA DE ZOONOSES



 

Os animais resgatados pela gerência de Zoonoses, após tratamento e restabelecimento, são vermifugados, vacinados, castrados e microchipados, sendo então colocados para adoção.


Atualmente, a Gerência de Zoonoses possui em torno de 300 animais, sendo que alguns ainda estão em tratamento e restabelecimento.


Os interessados em adotar um animal precisam ser maiores de 18 anos, levar xerox de RG, CPF, comprovante de endereço, passar por uma entrevista antes do processo de adoção e assinar termo de responsabilidade.


Os animais estão disponíveis para adoção na Gerência de Zoonoses no horário das 8:00 até às 14:30 de segunda à sexta-feira, na clínica terceirizada (Clínica Siciliano), que presta serviço à Prefeitura, das 9:00 até às 18:00 de segunda à sexta-feira e das 8:00h até às 13:00 aos sábados. Além disso, a Gerência de Zoonoses realiza uma feira de adoção no espaço cão Gabriel (Parque Infantil) quinzenalmente aos sábados, no horário das 9:15 até às 12:45.

 


DENÚNCIAS DE MAUS TRATOS E RESGATE DE ANIMAIS EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS



 

As denúncias de maus tratos e resgates devem ser realizadas no telefone da ouvidoria (0800-7740440) no horário das 7:00 às 12:45 (segunda à sexta-feira), sendo gerado um número de protocolo para acompanhamento do processo. As denúncias são atendidas pelo fiscal municipal por ordem de entrada e de acordo com o grau de emergência. Somente animais sem tutor são recolhidos após triagem pelos fiscais municipais, os quais verificam as condições dos mesmos (somente são recolhidos animais sem tutor, atropelados e em graves condições, filhotes ainda não desmamados e animais vítimas maus tratos), bem como buscam nas redondezas pelos responsáveis pelos animais, pois a responsabilidade dos animais é dos tutores.


As denúncias de resgates emergenciais que ocorrerem após o horário da ouvidoria (12:45), aos finais de semana e feriados devem ser realizadas diretamente ao fiscal municipal no telefone 999938232, o qual atenderá a chamada e irá ao local averiguar a situação e determinar se o caso é de recolhimento, pois somente animais em situações graves e sem tutor são resgatados pela Gerência de Zoonoses.


Assim, torna-se necessário ligar na Ouvidoria para fazer a denúncia sobre o animal para gerar um protocolo e o fiscal poder dirigir-se ao local para averiguar os fatos e determinar se o caso é de recolhimento, após averiguação da situação.


Os animais resgatados são enviados à Gerência de Zoonoses localizada no Parque Pinheirinho, que fica na Av. Francisco Vaz Filho, s/n, fone 3339-4441 ou para a clínica terceirizada (Clínica Siciliano), conforme a gravidade do caso.
Nesse espaço, os animais recebem alimentação e tratamento veterinário, sendo que após o restabelecimento os animais são castrados, microchipados, vermifugados, vacinados e colocados à disposição para adoção nas feiras, na Gerência de Zoonoses ou na Clínica Siciliano.

 


ENDEREÇOS PARA CONTATO:



 

- Gerência de Zoonoses: Av. Francisco Vaz Filho, s/no, Jd Pinheiros, tel: (16) 3339-4441. Funcionamento: de segunda a sexta das 7h15 às 14h45.

 

- Clínica Siciliano (empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura): Av. Antônio Orlando, 541. Jd. Brasília, tel (16) 3214-0243.