Você está aqui: Página Inicial / Governo / Secretarias / Saúde / conteudo-saude / Controle de Vetores

Comunicação

Controle de Vetores

 

 

Apresentação:


 

A Gerência de Controle de Vetores é responsável pela vigilância dos fatores de risco relativos às doenças transmitidas por vetores, aos acidentes causados por animais peçonhentos, todos de relevância para a saúde pública, visando garantir a prevenção, promoção e proteção à saúde humana.

 

São atividades realizadas pela Gerencia de Controle de Vetores:

 

  1. Bloqueio de controle de criadouros no entorno de casos positivos de Dengue, Chikungunya; Zika; Febre Amarela Urbana.

 

  1. Bloqueio de nebulização no entorno de casos positivos de Dengue, Chikungunya; Zika; Febre Amarela Urbana.

 

  1. Vistoria periódica em Pontos Estratégicos - locais com alta probabilidade de infestação por Aedes aegypti, devido à presença de grande quantidade de recipientes, como depósitos de sucatas, borracharias, cemitérios, entre outros;

 

  1. Vistoria periódica em Imóveis Especiais- locais com grande circulação de pessoas, como escolas, hospitais, clubes, igrejas, entre outros;

 

  1. Avaliação de Densidade Larvária (ADL)- pesquisa dos níveis de infestação por Aedes aegypti no município, verificando a probabilidade de transmissão de Dengue e os principais tipos de recipiente encontrados com larvas;

 

  1. Vistoria periódica de obras de construção civil- local com grande circulação de pessoas e grande quantidade de recipientes.
  2. Vistoria de rotina com 4 ciclos no ano.

 

  1. Educação em Saúde realizada pelo Grupo de Educação I.E.C. (Instruindo, Educando e Comunicando).

 

  1. Atendimento a notificação, reclamação e denuncia sobre imóveis com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos.

 

  1. Arrastões e mutirões para retirada de materiais inservíveis que servem de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos.

 

 

Descrição:


A Vigilância Epidemiologia possui ouvidoria por telefone para orientações, reclamações e denuncias da população em geral. Em relação a problemas com criadouros do mosquito transmissor da dengue e animais sinantrópicos (aranha, escorpião, cobra, rato, etc...) são um conjunto de ações que proporcionará o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. A Vigilância Epidemiológica disponibiliza informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada para a execução de ações de controle e prevenção. 

 


 

 

CONTATO


 

 

Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, nº 430 - Fonte Luminosa - CEP 14.806-150

Telefone: (16) 3303-3127

Telefone Ouvidoria: (16) 3303-3124 / (16) 3303-3123

Telefone - Notificações de Dengue: (16) 3303-3103

E-mail: controledevetores@araraquara.sp.gov.br

Dias e Horários: segundas as sextas-feiras  08:00 às 12:00 horas / 13:00 às 18:00 horas

Código do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: 6908330