Serviços ao cidadão em relação ao processamento e gestão de multas
Serviços ao cidadão
- Requerimento de Indicação de condutor; (baixar requerimento)
- Requerimento de protocolo de defesa da autuação; (baixar requerimento)
- Requerimento de recurso em 1ª instância à Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI); (baixar requerimento)
- Requerimento de recurso em 2ª instância ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN); (baixar requerimento)
- Solicitação de restituição de multas canceladas, pagas em duplicidade ou valores maiores;
- Disponibilização no site de demonstrativo de recursos arrecadados;
- Disponibilização no site da quantidade de multas por equipamento;
- Divulgação no site dos pontos de fiscalização por meio dos radares estáticos.
Documentos Necessários
Quanto à indicação de condutor: Preenchimento correto do formulário disponibilizado, sem rasuras, com os dados do condutor infrator, com as assinaturas originais, cópias reprográficas legíveis da CNH do condutor e documento de identificação do proprietário do veículo ou seu representante legal (juntar documento que comprove a representação). A indicação, do condutor deverá ser entregue até o prazo limite indicado na notificação.
Quanto à defesa de autuação: Poderá ser protocolada pessoalmente ou via correio (carta registrada) no seguinte endereço: Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Av. Bento de Abreu, 1172 – Fonte Luminosa, CEP: 14802 396. A defesa deverá ser apresentada com os seguintes documentos: I - requerimento de defesa; II - cópia da notificação de autuação ou auto de infração que conste placa e o número do auto de infração de trânsito; III - cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente e, quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação; IV - cópia do CRLV; V - procuração quando for o caso.
Quanto ao recurso em 1ª instância: O recurso deverá ser apresentado com os seguintes documentos:
I - requerimento de recurso; II - cópia da notificação da penalidade ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito; II - cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente e, quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação; IV - cópia do CRLV; V - procuração, quando for o caso.
Quanto ao recurso em 2ª instância: O recurso deverá ser apresentado com os seguintes documentos:
I - requerimento de recurso dirigido ao CETRAN; II - cópia da notificação da penalidade ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito; II - cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente e, quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação; IV - cópia do CRLV; V - procuração, quando for o caso.
Quanto à solicitação de restituição de multas canceladas, pagas em duplicidade ou valores maiores: I - requerimento de restituição; II - Comprovante da multa paga; III - cópia da CNH; III - cópia do CRLV; IV - dados da conta bancária para eventual restituição do valor da multa (nome do banco, agência e número de conta corrente).
Taxa e Forma de Pagamento
Não há cobrança de taxa.
Legislação
Resolução nº 619/2016 do CONTRAN;
Resoluções 710/2017 do CONTRAN;
Resolução 299 / 2008 – artigo 5º CONTRAN;
Local
Gerência de Gestão e Processamento de de Multas
Avenida Bento de Abreu, 1172 – Fonte Luminosa
CEP: 14802-396
Mais Informações
atendimento.multas@araraquara.sp.gov.br
Horário de atendimento: 09h00m às 12h00m e das 13h00m às 16h00m

- Solicitação de restituição de multas canceladas, pagas em duplicidade ou valores maiores;
- Disponibilização no site de demonstrativo de recursos arrecadados;
- Disponibilização no site da quantidade de multas por equipamento;
- Divulgação no site dos pontos de fiscalização por meio dos radares estáticos.