Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 02 / 26 / Exposições seguem até esta semana no Centro da cidade

Exposições seguem até esta semana no Centro da cidade

Artes visuais e Carnaval norteiam exposições que seguem gratuitamente até o meio desta semana

Três exposições em cartaz nos prédios municipais do Centro de Araraquara se encerram nesta semana. O público pode conferir até o dia 28 de fevereiro: exposição de Artes Visuais com os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, e também exposições com a temática do Carnaval: “Todos podem ser Clovis Bornay”, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, e “Carnaval: História, Música e Alteridade” no MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari.

A exposição de Artes Visuais da EMD apresenta trabalhos visuais que trazem narrativas poéticas repletas da essência de cada criança e com a grandeza do trabalho coletivo. Orientados pelas professoras: Elen Caroline de Carvalho Ditomaso, Maza de Almeida e Denise Ianuschievzc Torres, os estudantes da EMD apresentam a delicadeza típica da criança, recriando estudos e trabalhando conceitos estéticos.

Além de objetos, adereços e alegorias produzidos para os espetáculos da EMD – como por exemplo: “Os Retirantes” e “Candim” - a exposição também reúne produções artísticas realizadas pelos estudantes dentro das oficinas de Artes Visuais, com pinturas, esculturas em papelão e papel machê ("papier mâché"), móbiles – entre outros. Interessante observar o uso de materiais sustentáveis na exposição.

Já as exposições “Todos podem ser Clovis Bornay” e “Carnaval: História, Música e Alteridade” propõem uma reflexão sobre o conceito de “alteridade” que é o fio condutor deste trimestre na Rede de Museus de Araraquara, trazendo a busca de si mesmo através do outro. No Museu Voluntários da Pátria itens carnavalescos fazem uma homenagem e um convite: “Todos podem ser Clovis Bornay”. Apesar de ser museólogo de profissão, Bornay ficou famoso como carnavalesco, já que introduziu inovações como a figura do destaque - uma pessoa luxuosamente fantasiada sendo conduzida do alto de um carro alegórico. Os participantes da exposição podem utilizar os itens disponíveis e fazer registros fotográficos e, assim, “todos podem ser Clovis Bornay”. Já no MIS, a exposição “Carnaval: História, Música e Alteridade” apresenta registros fotográficos e musicais que contextualizam a história do carnaval brasileiro e de Araraquara.

A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara. O horário de visitação é: de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 21horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. Mias informações: (16) 3333-1159.

Já o Museu Voluntários da Pátria fica na Praça Pedro de Toledo, s/n°, sendo o horário de visitação de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 as 12h. Por fim, o Museu da Imagem e do Som, anexo à Casa da Cultura, funciona de segunda a sexta, das 12h às 20h. Mais informações pelos fones: (16) 3322-9708 (MIS) e (16) 3322-4887 (Museu Voluntários da Pátria).

A programação, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, é gratuita.

SERVIÇO:

Até 28 de fevereiro:

- Exposição de Artes Visuais dos estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda-feira à sexta-feira, 13h30 às 21horas; e sábados, 9 às 13 horas

Mais informações: (16) 3333-1159

- “Todos podem ser Clovis Bornay”

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/n° - Centro)

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 as 12h

Mais informações: (16) 3322-4887

- “Carnaval: História, Música e Alteridade”

Local: MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h

Mais informações: (16) 3322-9708

Grátis