Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 03 / 02 / ‘CRM nos Cras’ abre programação especial do Mês da Mulher

‘CRM nos Cras’ abre programação especial do Mês da Mulher

Programa, que leva os serviços do Centro de Referência da Mulher aos Cras dos bairros de Araraquara, foi lançado na quinta-feira (1º) pelo prefeito Edinho

A programação especial “Agora é o Momento: Mulheres que Transformam”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), foi aberta com o lançamento do programa “CRM nos Cras” na quinta-feira (1º), no Centro de Referência da Mulher.

Neste mês, em cada um dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), o Centro de Referência da Mulher (CRM) irá desenvolver ações com objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres. O “CRM nos Cras” é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Participação Popular com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. (veja detalhes abaixo)

“Essa iniciativa é muito importante, pois os Cras são as unidades mais importantes na articulação das políticas sociais nos territórios. Se o debate da violência contra a mulher não estiver em cada ação da Prefeitura, é como se estivéssemos semeando no deserto no combate ao machismo”, afirmou o prefeito Edinho no evento.

“A transformação da cultura, da construção de nova consciência, não é por decreto. É em cada atitude do dia a dia. Parabéns à coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, pelo trabalho realizado no Centro de Referência da Mulher”, completou o prefeito.

Em sua fala, Amanda destacou que “é importante que todos os equipamentos estejam preparados para o atendimento”. “A gente vai ficar de plantão nesse Cras para poder atender as mulheres do território. Não é só nos casos de violência contra a mulher. A ideia é que o Centro de Referência seja uma referência de todas as outras políticas para encaminhamentos, como saúde e habitação”, explicou a coordenadora.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Mortatti, afirmou que o Cras é um espaço de organização das políticas, como orienta o Governo Federal. “É uma referência para a população local, atuando junto à comunidade. Esse trabalho será em conjunto o CRM. O governo Edinho estimula essa integração”, analisou.

Juliana Agatte, secretária de Planejamento e Participação Popular, elogiou o trabalho articulado entre secretarias. “Essa parceria com os Cras é de extrema importância. O programa traz discussões da Lei Maria da Penha, da violência contra mulher”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Roger Mendes (PP) também elogiou a ação e lembrou que o secretariado é formado majoritariamente por mulheres. “Tenho acompanhado o trabalho que vocês desenvolvem. Não posso deixar de falar sobre a importância que esse governo tem dado às causas relacionadas às mulheres. Eu acredito na mulher no comando das políticas públicas. A sensibilidade faz toda a diferença”, disse o parlamentar.

 

Presente na solenidade, a deputada estadual Márcia Lia (PT) destacou o trabalho entre as secretarias e elogiou o CRM. “Quando venho a um evento de um Centro de Referência da Mulher fortalecido, a gente fica muito feliz. É muito importante esse trabalho. Vocês sabem exatamente o que a gente precisa fazer para acolher essas pessoas”, declarou a deputada.

Ainda estiveram presentes no evento o vereador Rafael de Angeli (PSDB), a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ivana Leonardo, além de secretários municipais e coordenadores da Prefeitura.

​​Calendário do projeto “CRM nos Cras”:

1º/3 – 14h: Cras Cecap – Grupo de adolescentes

2/3 – 8h30: Cras Vale do Sol – Grupo de idosas

5/3 – 9h: Cras Cecap

7/3 – 9h: Cras Yolanda – Grupo de idosas

8/3 – 8h30: Cras Parque São Paulo – Grupo de idosas

9/3 – 8h30: Cras Parque São Paulo – Grupo Bem me quer

12/3 – 8h30: Cras Cruzeiro do Sul – Grupo de idosas

14/3 – 8h30: Cras São Rafael

16/3 – 8h30: Cras Selmi Dei – Grupo de idosas

21/3 – 10h: Cras Maria Luiza

23/3 – 8h15: Cras Hortênsias – Grupo de idosas

26/3 – 9h: Cras Maria Luiza – Grupo de crianças e adolescentes

28/3 – 8h30: Cras Selmi Dei

29/3 – 8h30 – Cras Cruzeiro do Sul