Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 03 / 21 / Gabinete de Gestão Integrada debate fortalecimento da segurança em Araraquara

Gabinete de Gestão Integrada debate fortalecimento da segurança em Araraquara

Reunião, com presença do prefeito Edinho, apresentou índices da violência em 2017 e projeto de ampliação do videomonitoramento, criando uma ‘muralha eletrônica’ em torno da cidade

Em reunião com presença do prefeito Edinho, nesta terça-feira (20), o Gabinete de Gestão Integrada debateu ações de fortalecimento da segurança pública em Araraquara e apresentou índices de violência registrados na cidade em 2017.

 

A reunião foi comandada pelo coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que apresentou os dados que foram compilados junto às polícias Civil e Militar.

 Os índices do ano passado foram comparados com os de 2016 e foi verificada redução na ampla maioria dos crimes, especialmente homicídios. O único aumento registrado foi no caso de roubos. As estatísticas foram separadas pelos quatro Distritos Policiais, que representam cada região de Araraquara.

 Também foi debatido na reunião o projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento e o compartilhamento dessas imagens com os órgãos de segurança. A ideia é ampliar as câmeras OCR (que fazem leitura de placas) e criar uma ‘muralha eletrônica’ nas vias que circundam a cidade. O prefeito Edinho demonstrou apoio à proposta. Atualmente, cerca de 30 câmeras também fazem monitoramento das ruas de Araraquara para a Guarda Municipal.

 Ainda está sendo planejada uma Câmara Técnica de Prevenção à Violência para ser implantada na região norte da cidade, com uma Casa de Mediação. “O objetivo é diminuir conflitos, para que eles não se transformem em crimes graves”, explica o secretário.João Alberto considerou a reunião muito positiva. “Ela integra todas as instituições de segurança, mais a sociedade civil, o comércio, a indústria, a OAB, para que se comunguem esforços e ideias para a prevenção de delitos no município”, diz o secretário.Para o prefeito Edinho, essa união de esforços é essencial. “Essa unidade vai fazer com que a gente enfrente o problema da violência em Araraquara”, enfatiza.

 Estiveram na reunião secretários municipais, representantes das polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), entre outras entidades e representantes da sociedade civil.