Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 04 / 26 / Araraquara marca presença na entrega do metrô de Salvador

Araraquara marca presença na entrega do metrô de Salvador

Prefeito Edinho participou do evento de entrega dos últimos trens produzidos pela Hyundai Rotem de Araraquara, na manhã desta quinta-feira (26), na capital baiana; solenidade também marcou a inauguração da Estação Aeroporto, última obra da fase de ampliação do metrô de Salvador

O prefeito Edinho participou nesta quinta-feira (26), em Salvador, da entrega do último trem fabricado pela Hyundai Rotem de Araraquara à CCR Metrô Bahia, concessionária do metrô da capital baiana. No evento, também foi inaugurada a Estação Aeroporto do metrô, com presença do governador Rui Costa (PT).

 “É uma conquista muito importante para a cidade de Araraquara e para nossa economia. Os trens feitos pela Hyundai Rotem irão transportar milhões de passageiros no metrô de Salvador. São trens de altíssima tecnologia e que proporcionam grande conforto aos usuários. Parabéns ao Governo do Estado da Bahia por essa inauguração e à Hyundai Rotem, importante empresa do ramo ferroviário internacional e que acreditou no potencial de Araraquara. Agradeço à Hyundai pelo convite para participar deste dia histórico para os baianos e para a nossa cidade”, afirma Edinho.

 Com o novo trecho inaugurado nesta quinta, o sistema metroviário de Salvador finaliza a linha 2, completando o acesso até o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Antes, os usuários tinham de descer em uma estação anterior para chegar ao aeroporto.

 O contrato entre Hyundai Rotem e a concessionária previu a entrega de 136 carros (34 trens) para o metrô de Salvador. A montagem começou em 2015, em um dos barracões anexos à fábrica da Iesa, hoje na unidade nova da empresa em Araraquara.

 Os trens, montados e inspecionados, foram transportados de Araraquara para Salvador em carretas com pranchas especiais rebaixadas — o trajeto percorrido é de aproximadamente 2.115 km. Cada viagem durou, em média, uma semana e passou por três estados: São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

 Os trens do metrô de Salvador têm capacidade de transportar 1 mil passageiros por composição. As novas unidades entregues possuem design moderno e são equipadas com câmeras com transmissão em tempo real para o Centro de Controle Operacional, passagem livre entre carros, sistema de informação aos passageiros por meio de telas LCD, sistema de vídeo para comunicação com o usuário, entre outros avanços tecnológicos.

 A Hyundai Rotem investiu R$ 120 milhões na fábrica de Araraquara, cidade que foi escolhida por estar em uma localização estratégica. A unidade atende o Brasil e toda a América Latina e está localizada na SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna), em uma área de 150 mil m² (é a segunda maior planta da empresa no mundo). A capacidade de produção é de 200 vagões por ano, com geração de 300 empregos.