Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 06 / 18 / “Palavra de Rua”: nesta terça-feira (19) no Museu Ferroviário

“Palavra de Rua”: nesta terça-feira (19) no Museu Ferroviário

Estação Ferroviária recebe diversas atividades gratuitas do Território da Arte de Araraquara e da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

O projeto “Palavra de Rua”, integrante da programação do Território da Arte de Araraquara, nesta terça-feira, 19 de junho, será exibido no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita.

Nesta intervenção audiovisual de Alex Lima e Eder Santos é priorizada a mensagem contida nas pichações. O projeto foi desenvolvido por meio de residência artística, proposta por meio de edital via Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e traz uma curadoria pelos muros, paredes, prédios e outros possíveis suportes por esses diálogos com o “outro”.

“A pichação é entendida como prática da dinâmica social que possibilita aos indivíduos que circulam pela cidade atribuírem sentidos aos espaços dos muros, paredes e mobiliário urbano como suporte às escritas, consequentemente, flerta com uma série de fazeres artísticos das artes visuais, nas intervenções urbanas e a literatura ligados a resistência artística cultural política e filosófica”, aponta Alex Lima, que além de músico, dedica-se a arte das projeções urbanas.

O artista lembra que os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, sendo muitos deles pautados em críticas sociais, comportamento, política e economia e, com efeito, representa o encontro da vida com o poético, ou melhor: a fusão de ambas.

Por meio de uma seleção das palavras que habitam os mais diversos lugares espalhadas no ambiente urbano de Araraquara, “Palavra de Rua” propõe uma instalação audiovisual em animação com a mensagem contida nas pichações. Este conteúdo gerado será exposto em forma de projeção em animação dos textos escolhidos.

Vale lembrar que, nesta terça, o Museu Ferroviário também conta com a programação da Semana Luís Antonio que apresenta: “Vestidas de Preto”, com MelaMinas, às 19h30; e “Aos que estão por vir - um concerto cabaré”, com Cida Moreira, às 20 horas. Também, o Território da Arte de Araraquara apresenta a instalação “Estação Araraquara”, de Rogério Rauber, no Anfiteatro do Museu Ferroviário. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Território da Arte de Araraquara + Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresentam:

19h – “Palavra de Rua”, de Alex Lima e Eder Santos

19h30 – “Vestidas de Preto”, com MelaMinas

20h – “Aos que estão por vir - um concerto cabaré”, com Cida Moreira

+ instalação “Estação Araraquara”, de Rogério Rauber

Local: antiga Estação Ferroviária/ Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

Data: terça-feira (19 de junho)

Grátis