Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 06 / 20 / Formatura do Proerd reúne mais de 700 alunos no auditório do Cear

Formatura do Proerd reúne mais de 700 alunos no auditório do Cear

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atende alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas

Mais de 700 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 9 escolas de Araraquara, professores e familiares lotaram o auditório do Centro de Eventos de Araraquara (Cear) na manhã desta quarta-feira (20), na formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pelo 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

Na solenidade, receberam diplomas alunos representantes das escolas Antônio Lourenço Corrêa, Antônia Eugênio Martins, Antônio de Oliveira Bueno Filho, Francisco Pedro Monteiro da Silva, Geraldo Honorato Azzi Sachs, Jandyra Nery Gatti, Prof. Sérgio Pedro Speranza, Colégio Anglo Araraquara e Sesi Araraquara.

Entre as autoridades, o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, representou o prefeito Edinho. Também compunham a mesa, o Tenente Coronel Adalberto José Ferreira, comandante do 13º BPM/I; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana, autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Proerd; o Comandante da Força Tática, PM Alan Gouveia, e Sueli Arnoni, representando Nilton Aparecido dos Santos, dirigente regional de ensino, além de diretores de escolas presentes.

Com duração de dez semanas, o programa é ministrado por policiais militares voluntários, especialmente treinados com o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Com intervenções semanais nas salas de aula, os instrutores desenvolvem atividades para estimular o autoconhecimento e autogerenciamento, habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Em Araraquara, o programa é realizado desde a década de 90 pelas 1ª e 3ª Companhias e já soma mais 30 mil estudantes atendidos na rede pública, municipal e estadual, e rede particular de ensino. Somente no ano passado, o Proerd formou cerca de 3 mil alunos na cidade.

Na quarta-feira passada (13), 570 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Antonio Joaquim de Carvalho, Florestano Libutti, Leonardo Barbieri, Rafael de Medina, Henrique Scabello, Colégio Adventista de Araraquara, Colégio Interativo, Liceu Monteiro Lobato e Colégio Objetivo Júnior também lotaram a quadra do Sesc Araraquara para a formatura do Proerd.