Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 06 / 26 / Semana de combate às drogas tem palestras e homenagem

Semana de combate às drogas tem palestras e homenagem

Evento realizado no Cear reuniu secretários e coordenadores municipais e dirigentes de entidades sociais que apoiam a causa

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, ressaltou, na abertura da 8ª Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas, a importância do respeito aos Direitos Humanos no acolhimento aos dependentes químicos.

O evento realizado no Centro Internacional de Convenção, região central de Araraquara, nessa terça-feira (26), reuniu secretários e coordenadores municipais e dirigentes de entidades sociais que apoiam a causa. “Também devemos deixar de lado o preconceito e encarar a drogadição como um problema de saúde em essência”, enfatizou Agatte.

Ari Silva Braga Simões, presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Saúde, agradeceu o apoio dos conselheiros na organização do evento e destacou a intensa programação durante a semana. “Temos uma programação que contempla palestras e ações nas escolas e isso é de extrema importância para a prevenção juntos aos jovens”, destacou Simões.

Para o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, o diálogo sobre a forma ideal de acolhimento às vítimas das drogas deve ser constante. “A Conferência Municipal Sobre Políticas de Drogas, realizada em março, apontou que a prevenção deve ocorrer durante todo o ano e este é um desafio que propomos a todos”, projetou.

O palestrante, professor e pesquisador Marcelo Tadeu Marin, da Unesp de Araraquara, abordou o histórico do uso de drogas e o conceito de dependência. A busca pelo prazer e as novas formas de uso das drogas, entre outros tópicos.

Programação

A programação prosseguirá nesta quarta-feira (27), às 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias, com o tema Prevenção à dependência química, em uma ótica técnica, poética e musical. Essa mesma palestra será proferida aos alunos da Emef Gilda Rocha, no Indaiá, na quinta-feira (28).

A ONG Amor Exigente promoverá a palestra “O papel dos pais no desenvolvimento da autonomia dos filhos”, com  a professora Maria Isabel Massoni,da Unicamp, às 20h, também na quinta-feira, na sede do órgão localizada na Avenida João Martins Nogueira, 120, Jardim Morada do Sol.

Homenagem

A programação terminará com a entrega do 5º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas, na sexta-feira(29), às 19h, na Câmara Municipal. O homenageado deste ano é Evandro Ricardi Santana, reconhecido pelo trabalho voluntário desenvolvido com dependentes químicos em Araraquara.

A Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas foi instituída pela Lei Municipal nº 6.562, de 9 de maio de 2007, e o Dia Nacional de Combate às Drogas em 26 de junho de 1989.