Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 10 / 02 / Campanha #SomosTodosPedestres leva orientação sobre uso da faixa de pedestres

Campanha #SomosTodosPedestres leva orientação sobre uso da faixa de pedestres

Campanha incentiva o uso da faixa de pedestres e o respeito do motorista a ela

A campanha #SomosTodosPedestres foi realizada na última semana, em diversas ruas de Araraquara, com as intervenções artísticas realizadas pela Companhia Teatral Anjos do Trânsito. Agora, a campanha continua com a distribuição de cartazes, panfletos e material informativo.

Com o objetivo de alertar sobre o uso da faixa de pedestres e conscientizar os motoristas, a ação tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. O foco centra-se nas responsabilidades do pedestre de usar a faixa para evitar acidentes e também do motorista, de respeitar as faixas e dar prioridade ao pedestre. Dessa forma, a campanha busca conscientizar sobre a importância do respeito entre ambos.

Na última semana, a campanha foi realizada em diversas ruas da cidade: em frente à Prefeitura e à Igreja Santa Cruz, na Praça Santa Cruz, em cruzamentos da Fonte Luminosa, nos faróis da Av. Bento de Abreu, na Rua Nove de Julho e outras ruas da região central.

De acordo com Cláudia Galvão, coordenadora do grupo Anjos do Trânsito, a campanha dos atores contou com duas vertentes: o motorista respeitar o pedestre na faixa, e a outra de levar o pedestre a atravessar na faixa. “A conscientização foi pra todo mundo. Mas sempre o pedestre pede para o carro parar na faixa, enquanto o motorista diz que o pedestre não atravessa na faixa. Então, todos precisamos respeitar e usar a faixa de pedestres”.

Cláudia conta que a performance usou o teatro e o humor para informar as pessoas. “O grupo está sendo muito bem recebido, e as pessoas abordadas prometem ficar atentas aos cuidados com a faixa. Foram cinco dias de campanha com os atores, de segunda à sexta-feira da última semana, nos momentos de maior fluxo de carro, com as pessoas nos recebendo super bem”.

De acordo com a diretora, a performance conta com um tecido que simboliza  faixa de pedestre. “A gente usou o bordão ‘envolva-se na campanha da faixa’ e a gente envolvia a pessoa no tecido, na faixa”, diz. Também, pernas-de-pau, com figurino que remete aos cones de trânsito, estiveram na campanha. Ao todo, o grupo contou com nove atores, entre pernas-de-pau, anjos e suporte para a faixa.

Além da abertura da campanha na segunda-feira da semana passada, os Anjos do Trânsito também participaram do Consentrans, lidando diretamente com as crianças participantes do concurso. “A criança é o cidadão em formação e o nosso multiplicador da informação. Ela leva a postura para a família, alertando sobre a faixa dos pedestres”, aponta Cláudia.

Vale destacar que, no lançamento da campanha, o prefeito Edinho Silva lembrou que, o ano passado, Araraquara reduziu as mortes no trânsito de 30 para 14. “Mas podemos reduzir ainda mais”, salientou. “Parabéns a todos os envolvidos na campanha. São atitudes como essa que preservam a vida e previnem acidentes, que muitas vezes são fatais. E as mortes no trânsito geralmente vitimam jovens que estão no auge da vida, estudando, formando família”.

A campanha #SomosTodosPedestres é uma parceria da Secretaria de Comunicação com a Coordenadoria de Mobilidade Urbana e a campanha integra a programação educativa da Semana Nacional de Trânsito, estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).