Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 10 / 19 / Gestão da Incubadora integra painel de Congresso em Maceió

Gestão da Incubadora integra painel de Congresso em Maceió

O programa de incubação de Araraquara foi destaque no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, em Maceió (AL).

Por meio de uma pesquisa, realizada junto aos empreendedores que participaram do programa entre 2015 e 2017, o pesquisador sênior Ricardo Bonotto mostrou as formas de geração de inovação com as empresas incubadas, o que perfaz a importância deste programa de políticas públicas no âmbito tecnológico.

Bonotto abordou na apresentação de Gestão de Incubadora as práticas administrativas na Incubadora de Empresas de Araraquara, com base na metodologia de trabalho da equipe da Unesp local, que gerencia e fornece aos empreendedores o suporte técnico e científico. “O trabalho em Araraquara é uma referência nacional de gestão em programas de incubação”, destacou o pesquisador.

Vale ressaltar que Bonotto atua em conjunto com o Gestor Sérgio Azevedo Fonseca e com a colaboração do aluno de graduação em administração da Universidade de Araraquara (UNIARA) Alan Ferraz e a consultora do programa Geralda Ramalheiro.

Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho de Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, além da estrutura, que o programa oferece aos empreendedores, “a Incubadora de Araraquara incentiva a participação dos gestores e incubados em feiras, seminários, encontros e exposições com o objetivo de ampliar o leque de oportunidades e a conquista de novos nichos nos mercados nacional e internacional”.

O gerente executivo do programa Lucas Campanha, salienta que toda a pesquisa foi financiada pela FAPESP e CNPQ, mostrando “a capacidade da incubadora em captar recursos para a promoção de suas atividades”, o que consolida o programa implantado em Araraquara como altamente inovador.

O coordenador da Indústria e Tecnologia, Heber Pereira, da Secretaria Municipal de Trabalho de Desenvolvimento Econômico, órgão parceiro do programa, destaca que a Incubadora acolhe empresas convencionais e tecnológicas, mas a visão em ambas as áreas é a inovação.

 “O trabalho apresentado em Maceió fortalece o modelo de gestão de parceria entre as universidades e o Poder Público”, enfatiza Heber.