Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 12 / 11 / Oficinas de Artes Visuais agitam manhã da quarta-feira na Casa da Cultura

Oficinas de Artes Visuais agitam manhã da quarta-feira na Casa da Cultura

Interessados podem se inscrever na hora, atividades são gratuitas

A quarta-feira, 12 de dezembro, reserva duas oficinas ligadas às Artes Visuais: “Introdução à técnica do linóleo”, com Silvia Ruiz, às 9h30, e “Isto é arte? Uma oficina criativa”, às 10h, com Rogerio Rauber e Fabio Fon. As atividades acontecem na Casa da Cultura e as inscrições podem ser feitas previamente ou na hora.

 “Introdução à técnica do linóleo”, com Silvia Ruiz, faz parte da programação da Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo. A oficina propõe um espaço para conversar sobre o universo da gravura e suas possibilidades, com atividades práticas de experimentações da técnica do linóleo. O objetivo central é enriquecer o repertório visual e teórico dos participantes, mostrando que esta é uma linguagem de arte acessível.

Entre as propostas da oficina, Silvia destaca algumas ideias: contextualizar a linguagem e a técnica da gravura na arte contemporânea atual;  experimentação e familiarização de materiais básicos como: goivas, matrizes em linóleo, rolo de entintar, colher de pau, papéis; transferência do desenho para matriz, levando em conta a ideia de positivo e negativo; experimentação/ gravação em linóleo (borrachas); estudo e preparação das cores; impressão da matriz no papel fazendo uso da colher de pau ou uso de prensa caso existente no espaço; e abordagem técnica quanto à numeração e a assinatura na gravura. São 20 vagas, para maiores de 13 anos.

Depois, na Oficina “Isto é arte? Uma oficina criativa”, às 10h, com Rogerio Rauber e Fabio Fon, serão experimentadas formas de expressão criativa, que podem ser acessadas independentemente de “talento” ou prévios conhecimentos técnicos e teóricos. Também haverá conversas sobre arte contemporânea e do passado, a partir de exemplos que oportunizam uma saudável expansão do estar no mundo. Já a prática será articulada com a análise debate de trabalhos artísticos clássicos e contemporâneos. A oficina é destinada a maiores de 14 anos de idade e, Rauber lembra, o único pré-requisito é ser “curioso”.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Casa da Cultura, das 9h30 às 20h. Também, havendo vagas, as inscrições poderão ser realizadas na hora da atividade. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro da cidade.

SERVIÇO:

Oficinas de Artes Visuais

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 - Centro)

Data: quarta-feira (12 de dezembro)

Atividades:

- 9h30: “Introdução à técnica do linóleo”, com Silvia Ruiz

- 10h: “Isto é arte? Uma oficina criativa”, com Rogerio Rauber e Fabio Fon

Grátis