Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 12 / 11 / Secretária fala sobre atração de empreendimentos para a cidade

Secretária fala sobre atração de empreendimentos para a cidade

Em balanço sobre ações de sua pasta em 2018, Salua Kairuz Poleto falou também sobre a importância do recadastramento imobiliário para planejamento urbano

Confira a entrevista na íntegra: https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/275278693188084/?t=11

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Salua Kairuz Poleto, destacou na sexta-feira (7), em entrevista ao programa ‘Canal Direto da Prefeitura’, que a qualidade de vida de Araraquara continua atraindo novos empreendimentos, apesar da crise econômica do país ter provocado uma desaceleração na construção civil.

Em balanço sobre as ações de sua pasta em 2018, Salua também falou sobre a importância do recadastramento imobiliário que tem como objetivo atualizar a base cadastral da Prefeitura, seguindo critérios e exigências legai

Leia, a seguir, os principais tópicos do balanço:

Atualização: O recadastramento imobiliário residencial e imobiliário, que é feito desde 2017 e teve sequência neste ano, é importante tanto para o Município quanto para o cidadão. “Porque o município tem a obrigação de manter atualizados todos os dados dos imóveis e dos proprietários, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da possibilidade do planejamento urbano”, afirmou a secretária.

Segundo Sálua, para se planejar uma cidade é preciso conhecê-la através das informações atualizadas dos seus imóveis. Disse ainda que o recadastramento anterior era de 2006 e com o recadastramento há um diagnóstico mais preciso do que é Araraquara hoje.

Atualmente, existem mais de 33 mil imóveis que foram construídos ou passaram por projetos de ampliação nos últimos anos na cidade sem aprovação da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em um universo de 133 mil imóveis no geral.

O recadastramento também é importante para o cidadão, porque regulariza e atualiza o seu imóvel. “É importante todo munícipe fazer aprovação dos imóveis na Prefeitura, ampliações ou construções novas, para poder averbar a matrícula do imóvel. Só  assim o processo de regularização do imóvel ficará  completo". “Além de facilitar para averbação da matrícula ou em processos de venda ou herança, é preciso lembrar que toda transação imobiliária exige o imóvel cadastrado regularmente”, reiterou a secretária.

Retomada: Depois de um cenário de desaceleração da construção civil, principalmente em 2016 e 2017, este ano a situação se estabilizou. “Por isso, temos novos empreendimentos na cidade, com investimentos em todos os segmentos, tanto de forma horizontal quanto vertical”.

A secretária acrescentou que pela qualidade de vida oferecida, Araraquara continua atraindo muitos investimentos. “E nossa obrigação é manter essa qualidade”, resume Sálua, que também destacou os investimentos residenciais em condomínios verticais nos vazios urbanos da cidade. A expectativa para 2019 é pela retomada também dos programas habitacionais populares.

Canal Direto: O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, na TV Web Participativa da página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um representante do governo.