Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 12 / 19 / Comunicação busca aproximar Prefeitura e população

Comunicação busca aproximar Prefeitura e população

Em balanço de 2018, secretária diz que pasta tem por objetivo ampliar canais de diálogo com plataformas digitais
 

Veja entrevista na íntegra

 https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/292722531377608/

Todas as ações e realizações do governo do prefeito Edinho ao longo do ano são conhecidas pela população de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e suas mais diversas formas de mídia.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na terça-feira (18), apresentando o balanço de ações em 2018, a secretária Priscila Luiz disse que a pasta busca passar as informações ao público da maneira mais clara, objetiva e transparente possível, utilizando para isso, todos os meios de comunicação. Neste governo, busca-se a ampliação e aprimoramento dos canais de diálogo entre Prefeitura e população por meio das plataformas digitais. "Nosso objetivo é prestar contas e aproximar o máximo possível o cidadão da Prefeitura".

Leia na sequência os principais tópicos do balanço:

Novidades – “Desde o início do governo, o prefeito Edinho nos incumbiu da tarefa de buscar aproximar o cidadão da Prefeitura, encurtando os caminhos. Por isso, o nosso papel sempre foi o de criar os instrumentos de comunicação para tal objetivo. Algumas mudanças foram providenciadas na estrutura da Secretaria de Comunicação para dar conta, em especial, das novas mídias digitais, hoje o grande canal utilizado pela população. Temos o Facebook, canal que a gente comemora hoje 23 mil curtidas, temos o canal no Youtube, Twiter, Flickr e agora também o Instagram. E abrimos o Inbox por onde respondemos as demandas da população.

Para além das mídias digitais, mantivemos e ampliamos as ações tradicionais da Secretaria de Comunicação, como envio de releases, pautas e notas diárias à imprensa, com todas as informações envolvendo a Prefeitura. Desta forma, prestamos contas à população do nosso trabalho por meio dos veículos de comunicação. Isso é de extrema importância.

Na minha avaliação, este foi um ano de solidificação de alguns desses instrumentos de comunicação e também de aprimoramento.

Voz própria: A rádio Web Participativa, implementada em 2017, possui uma programação informativa bastante variada e música de qualidade. Neste ano, implementamos o nosso jornal informativo ‘Voz da Cidade’, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, com uma produção própria dos nossos profissionais. Todo conteúdo é repassado para as mídias da cidade que, inclusive, pode utilizá-lo em seus programas jornalísticos. A rádio Web, inclusive, é retransmitida no Terminal Central de Integração (TCI).

Conscientização: Entre as campanhas institucionais elaboradas pela equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, destaco a de conscientização contra o trabalho infantil. Obtivemos bastante retorno da sociedade com ela, por ser impactante, falar diretamente sobre um problema sério vivido em todas as cidades e não seria diferente aqui.

Outras duas campanhas foram desenvolvidas este ano durante o Carnaval: uma contra assédio às mulheres e outra buscando conscientizar as pessoas que álcool e direção não combinam. Para ambas, tivemos grupos de teatro que saíram às ruas abordando de forma lúdica as pessoas, com a distribuição de cartazes e adesivos temáticos, visando marcar suas mensagens.

Também produzimos a campanha em vídeo ‘Respeite’, para chamar a atenção dos motoristas para que as vagas de trânsito destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosas sejam respeitadas. Inclusive, a peça foi selecionada numa campanha estadual alusiva ao mesmo tema.

Participação direta: Eu sugiro que as pessoas sintonizem a nossa rádio Web Participativa, que trata das questões importantes da cidade, de interesse da população. A gente sai às ruas para ouvir as demandas, que são respondidas pelos próprios secretários de governo. Também dispomos da TV Web Participativa, sintonizada na página oficial do Facebook da Prefeitura, com a apresentação de vários programas temáticos e que possibilitam a participação popular como o próprio Canal Direto com a Prefeitura, o Conversa com o Prefeito, Inteiro Ambiente, Viva Cultura, Nossa Gente, dentre outros, além do Facebook, Instagram e o próprio site que estão sempre atualizados com notícias e serviços importantes para a população.

Agenda: A Secretaria de Comunicação também é a responsável pela divulgação da agenda diária do prefeito, vice e todos os secretários. Todos os dias, a população pode saber o que os gestores da nossa cidade estão fazendo por meio do acesso à agenda no site. Também tem o briefing enviado diariamente à imprensa da cidade e região como pré-pautas das ações da Prefeitura no dia seguinte, além da publicação online do Diário Oficial. Sempre com transparência e participação popular. E para 2019, projetamos ampliar os nossos canais de comunicação.