Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 12 / 20 / SÉRIE BALANÇO 2018

SÉRIE BALANÇO 2018

Confira a entrevista na íntegra:

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/300552247262690/?t=2

Secretaria contabiliza série de obras e serviços no ano

 

Segundo titular da pasta, somente com ações de recapeamento foram recuperados mais 210 mil metros quadrados de vias públicas

 Apesar da situação financeira, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos contabiliza diversas realizações ao longo deste ano, segundo o responsável pela pasta, secretário João Bernal.

 Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na quarta-feira (19), Bernal fez um balanço positivo de 2018.

 Leia, a seguir, os principais tópicos do balanço:

Obras - “Muitas obras estão sendo realizadas em Araraquara, mas às vezes nem são percebidas pela população porque atingem várias partes diferentes da cidade, ou mesmo embaixo da terra. Trabalhamos bastante com recape, construção de galerias de águas pluviais e em operações tapa-buracos, já que a cidade tem muitos buracos em nossas vias públicas, resultado de anos de falta de manutenção.

Nossa pasta também realiza obras do Orçamento Participativo (OP) e, somente na área da Educação, quatro delas estão agora em fase de execução. Também este ano foram realizadas muitas melhorias com o programa ‘Ilumina Araraquara’, com colocação de luzes de LED em vários locais públicos de Araraquara.

Apesar dos poucos recursos financeiros, por conta da crise econômica que afeta a cidade, bem como o país, estamos procurando fazer o máximo, como a recuperação do Teatro Municipal, feita com recursos próprios.

 Outras ações: Também recuperamos a barragem e uma ponte no Assentamento Monte Alegre, destruídos pelas chuvas em 2016, e uma segunda ponte neste assentamento rural já está praticamente concluída.

 A quadra de futebol society, no Jardim Valle Verde, e a restauração do Memorial do Japão, na Avenida La Salle, também foram executadas este ano.

 Realizamos muitas obras de recuperação pela cidade nos bairros Selmi Dei, Hortênsias, São José, Santa Angelina, Jardim Universal, Jardim do Bosque, América, Nova Araraquara, Itália, Vila Harmonia e região central, e nas avenidas Bento de Abreu e Maria Antonia C. de Oliveira, ou Via Expressa.

As pessoas veem o recape, principalmente na Bento de Abreu e Via Expressa, porque são vias mais utilizadas por elas, ao contrário de muitas outras, com menos fluxo de veículos. Mas também estamos fazendo em bairro.

 Somente em recapeamento, foram recuperados 213 mil metros quadrados de nossas vias públicas, com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, a partir de convênios ou emendas parlamentares firmados ou intermediadas pelo prefeito Edinho, além de recursos próprios.

 Ao todo, foram contabilizados 17 mil metros quadrados em pavimentação, nos bairros Cidade Jardim e São Rafael, com investimento de R$ 1,1 milhão, também obtidos por meio de convênios e emendas parlamentares.

 E entre este ano e 2017, foram tapados na cidade 130 mil buracos. Embora a gente saiba que só com o recape o problema seria resolvido, a operação tapa-buracos é realizada para não aumentar ainda mais os problemas para a população.

Também nestes dois períodos substituímos 15 mil lâmpadas queimadas em vias públicas.

Mais números

Ainda em 2018, removemos 1.254 árvores problemáticas, às vezes derrubadas por temporais, destocamos 1.132 e podamos outras 5.926, em um universo de 100 mil árvores existentes em Araraquara. Como também temos árvores grandes na cidade, fizemos um trabalho minucioso de ultrassom para verificar a saúde e a estabilidade delas.

 No geral, o ano foi bom, só não realizamos mais obras e serviços por conta da limitação de recursos. Esperamos que 2019 seja melhor nesse sentido e que possamos ampliar nossa capacidade de atuação para resolver as questões que afetam diretamente a vida da população.