Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / importação / noticias / 2018 / 12 / 21 / Liga do Inter entrega 6 cadeiras de rodas arrecadadas com o evento esportivo

Liga do Inter entrega 6 cadeiras de rodas arrecadadas com o evento esportivo

Delegações que participaram do torneio universitário arrecadaram lacres de latinhas que foram entregues ao Rotary Club

O prefeito Edinho participou nesta sexta-feira (21), da cerimônia de entrega de 6 cadeiras de rodas arrecadadas pelas delegações participantes da 18º edição do Inter, um dos maiores torneios universitários esportivos do Brasil e da América Latina. O evento reuniu 23 campi da Unesp para competições esportivas, entre os dias 15 e 18 de novembro, em Araraquara.

Durante todo o ano, as delegações arrecadaram lacres para serem trocados por cadeiras de rodas: foram adquiridas 7 cadeiras, que foram doadas para a campanha “Transformação Solidária”; uma cadeira já foi entregue durante a abertura do Inter.

Desde agosto desde ano, quando foi lançada, por meio da Prefeitura em parceria com os Rotary Club de Araraquara Carmo e Santa Angelina, Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara) e Câmara Municipal, por meio do mandato do vereador Rafael de Angeli (PSDB), a campanha tem mobilizado crianças e adultos na arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampas de garrafa PET.

O recurso arrecadado por meio dos lacres e tampinhas é utilizado na compra de cadeiras de rodas, que são destinadas ao Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary Club.

Seis delas foram entregues na cerimônia, realizada na sala de reuniões do Gabinete do prefeito Edinho, que contou com a presença de Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico; dos vereadores Jefferson Yashuda (PSDB), presidente da Câmara, e Rafael De Angeli (PSDB); do presidente da Liga InterUniversitária de Esportes Universitários, Vinícius Coelho, representando a Comissão Sócio Cultural do Inter; da presidente do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (Fisa), Rosana Coelho, do presidente do Banco de Cadeira de Rodas do Rotary Clube Araraquara Carmo, José Carlos Campos, e da deputada estadual Marcia Lia (PT). Também estava presente o presidente do Rotary Kids, Otávio Augusto Casaut, presentes secretários, coordenadores e assessores da gestão municipal.

Em seu pronunciamento, o prefeito Edinho enalteceu a iniciativa da campanha, que, segundo ele, além de unir forças com a Prefeitura para que os portadores de deficiência tenham mais qualidade de vida, também desenvolve a consciência ambiental das crianças. “Sabemos que muitas escolas estão envolvidas”, afirmou.

E realmente, a campanha tem mobilizado os pequenos que, consequentemente, mobilizam os adultos. A comunidade do CER Professora Honorina Comelli Lia, no Jardim Imperador, por exemplo, entregou ao Fundo Social, em outubro, cerca de 100 kg de lacres de alumínio e 150 kg de tampas plásticas, que foram repassados ao Rotary Club de Araraquara Carmo.

“Somente com essa união de forças conseguiremos criar melhores condições de cidadania para as pessoas que, por algum motivo, necessitam das cadeiras de rodas. Estamos trabalhando para dar uma vida com mais dignidade aos portadores de deficiência”, ressaltou, lembrando da entrega de 35 cadeiras de rodas motorizadas ao Centro de Especializado em Reabilitação (CER), também nesta sexta-feira, que zerou a fila de espera por cadeira de rodas em Araraquara.

Vale destacar que, com o slogan “Quem abre o coração sela destinos”, a campanha continua e as doações podem ser entregues nos postos de saúde ou na Secretaria Municipal da Educação.

Mobilização do Inter

O prefeito Edinho também destacou a importância da realização do Inter em Araraquara. Foi a quinta vez que Araraquara recebeu o evento esportivo, que trouxe cerca de 20 mil pessoas para a cidade este ano.

Além de ser um evento de integração universitária e de fomento ao esporte, o Inter também é gerador de renda e emprego: foram movimentados pelo menos R$ 20 milhões durante os quatro dias, incluindo em bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos comerciais, e gerados cerca de mil empregos.

“Araraquara é uma cidade com essa vocação e eu espero que o Inter venha sempre para nossa cidade. O Inter e outros eventos semelhantes porque eles movimentam a nossa economia, beneficiam o comércio e o setor de serviços”, afirmou o prefeito Edinho.