Você está aqui: Página Inicial / importação / op / 2017 / 06 / 01 / Teatro Wallace recebe plenária temática de Mulheres neste sábado (3)

Teatro Wallace recebe plenária temática de Mulheres neste sábado (3)

Encontro do OP (Orçamento Participativo), com presença do prefeito Edinho, será às 14h; prioridade eleita pelas mulheres irá para o orçamento de 2018
As plenárias temáticas do OP (Orçamento Participativo) têm sequência neste sábado (3), com o encontro sobre Mulheres, às 14h, no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues (Avenida Espanha, nº 485, Centro). O prefeito Edinho e secretários irão participar da atividade. Assim como nas outras plenárias, o espaço será aberto para que a população apresente sugestões de políticas públicas para a cidade (neste caso específico, relativas às mulheres). Após votação do público presente na plenária, a prioridade escolhida será incluída no orçamento de 2018 para ser realizada pela Prefeitura. “É um momento muito importante para todas as mulheres de Araraquara participarem. Todas devem se sentir convidadas. É nossa oportunidade de dialogar com o poder público, levar nossas demandas e votar uma política pública que será prioridade para as mulheres no ano que vem”, diz a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná. As mulheres recebem atenção especial na atual gestão. Após a inauguração do novo Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffiotti”, em março, o número de mulheres atendidas dobrou, segundo a coordenadora. O novo local, melhor localizado, fica na Rua Comendador Pedro Morganti (Rua 11), nº 2231, no Centro. “Tem as mulheres que passam pela Delegacia da Mulher para fazer o Boletim de Ocorrência e nós vamos até elas, entramos em contato para oferecer o acolhimento, o atendimento psicológico gratuito e todo o acompanhamento jurídico necessário, mas também tem as mulheres que chegam até nós sem passar pela Delegacia da Mulher e a gente faz o mesmo acompanhamento”, explica Amanda. O medo ainda impede muitas mulheres de denunciar agressões e abusos físicos e psicológicos. “Muitas vezes, elas não querem fazer a denúncia e ficam com a gente [no Centro de Referência] mesmo assim, porque precisam de um acolhimento, de ter com quem conversar”, revela a coordenadora. Temáticas As primeiras plenárias temáticas realizadas pelo OP foram de Juventude, LGBT, Igualdade Racial e Pessoas com Deficiência. Os jovens escolheram como prioridade a revitalização de áreas públicas para o desenvolvimento de programas culturais e esportivos. Na plenária LGBT, venceu a implantação de um Centro de Referência LGBT em Araraquara. A prioridade escolhida no encontro sobre Igualdade Racial foi a destinação exclusiva de recursos para o fundo de combate ao racismo. Na última temática, de Pessoas com Deficiência, o tema mais votado foi a criação de um Centro Dia especializado. Além da plenária sobre Mulheres, neste sábado (3), as próximas temáticas serão dos Idosos (10/06, às 9h, no Teatro Wallace) e da Plenária da Cidade (28/06, às 19h, no Clube 27 de Outubro).