Você está aqui: Página Inicial / #NossaMorada / conteudo-nossamorada / ARARAQUARA, MORADA DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO

Comunicação

ARARAQUARA, MORADA DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO

 

 

 

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817, sendo atualmente uma das cidades de destaque no cenário regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população.

 

Conhecida como Morada do Sol possui mais de 220 mil moradores UMA POPULAÇÃO ESTIMADA DE 233.744 MORADORES (IBGE 2018) e está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 270 km da capital; é considerada uma das principais cidades de uma região que reúne 26 municípios e mais de um milhão de habitantes. Reconhecida pela excelente qualidade de vida, coleciona ótimos indicadores que, somados à localização estratégica, vêm impulsionando o desenvolvimento econômico do município.

 

O município acumula o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNOS/2014), reconhecido em toda a América Latina como a mais importante premiação do setor. O município tem uma área total de 1.003,625 km².

 

O desempenho econômico do município pode ser comprovado por suas conquistas nos últimos anos; seu PIB ultrapassa R$ 5 bilhões e o PIB per capita é R$ 39.065,74, segundo dados do IBGE. O comércio local é referência para uma população que soma um milhão de habitantes e atrai consumidores de outras 26 cidades da região.

 

Possui empresas dos mais variados segmentos, entre os principais estão: aeronáutico, agronegócios, alimentos/bebidas, atacado, distribuição, logística, metal mecânico, farmacêutico, energia, têxtil e tecnologia da informação.

 

Em 2018, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) disponibilizou estudo com ano base 2016, que classifica Araraquara como a 76ª cidade mais desenvolvida do país e a 46.ª

 

Araraquara consta no 59º lugar ranking de municípios Verde-Azul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Meio Ambiente às cidades paulistas que cumprem uma série de indicadores ambientais como aumento da área verde e preservação de rios e mananciais.

 

Localizada na Região Turística Centro Paulista que compreende 26 municípios, dentre eles a cidade de São Carlos que divide com Araraquara a função de Cidade Sede da Região Administrativa Central; esta região apresenta potencial para o desenvolvimento da atividade turística com variados recursos naturais e histórico-culturais, passíveis de aproveitamento turístico; o fluxo mais expressivo de visitantes e turistas em Araraquara está relacionado diretamente com o Turismo de Negócios e Eventos, que atrai um público significativo em virtude da sua especificidade.