Você está aqui: Página Inicial / Notas Oficiais / Nota - Ninguém é maior que Araraquara

Notícias

Nota - Ninguém é maior que Araraquara

Por Roseli Gustavo

A Secretaria Municipal de Esportes e Fundesport de Araraquara vêm a público esclarecer os reais motivos da rescisão do contrato do atleta Erick Viana.

O atleta tem vínculo com a cidade e esse vínculo lhe garante uma bolsa, uma remuneração para que o mesmo represente Araraquara em competições oficiais. Ele integra a equipe de atletismo, de provas de velocidade, a qual é organizada contando com a presença do mesmo nas competições.

O atleta se ausentou dos Jogos Abertos do Interior, sem fazer nenhum comunicado oficial à Fundação - que lhe paga a bolsa para que represente as cores da cidade de Araraquara -, tampouco avisou a coordenaria responsável pelas equipes de competição.

O mesmo alega em postagem nas redes sociais que tal fato se deu para que fosse participar da Competição de Bobsled fora do país. A chefia da delegação dos Jogos Abertos de Marília só tomou conhecimento da sua ausência quando o mesmo já estava nos Estados Unidos. Vale destacar aqui que sua equipe na cidade de Marília teve que improvisar nas competições as quais o atleta estava escalado para correr. Um total desrespeito aos seus colegas de equipe e para com a sua cidade, que ele mesmo admite em postagem nas redes sociais, que é quem “paga seus salários” com dinheiro público.  

Vale destacar que a Fundesport segue rigorosamente o decreto municipal 11.838, publicado em novembro de 2018, que estabelece os índices a serem alcançados pelas equipes esportivas do município em competições oficiais no ano de 2019 e define critérios para política pública de distribuição de bolsas de fomento para "Programa Adote um Atleta".

Erick Viana foi contratado para modalidade de atletismo se comprometendo, assim, a participar de todas as competições oficiais pelo município de Araraquara.

Destaca-se ainda que o atleta se ausentou de Araraquara para disputa de uma modalidade que não consta na relação de modalidades esportivas da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SELJ).

Importante salientar que o atleta recebeu regularmente os salários durante todo o período que cumpriu o que prevê a legislação, até o mês de outubro. Ou seja, o município de Araraquara fez a sua parte. Ele recebeu para representar Araraquara em competições oficiais, conforme estabelece o decreto, e ele não cumpriu com o seu compromisso.

Adiantamos que o atleta poderá compor a equipe novamente no ano que vem, seguindo critérios do novo decreto que será publicado em breve para o exercício de 2020, desde que esteja ranqueado e se submeta às normas legais como todos os demais atletas.

A Fundesport lamenta a ausência do atleta nos Jogos Abertos do Interior, que está sendo realizado na cidade de Marília, que é a competição mais importante do Estado de São Paulo, na qual nossas equipes vêm se destacando, conquistando medalhas e dando destaque para a nossa cidade.

Enquanto também atleta olímpica, campeã pan-americana, por décadas integrante da seleção nacional da minha modalidade, tendo disputado as maiores competições do mundo esportivo, reforço que é profundamente lamentável posições como essa tomada por Erick em que, fica claro, que não respeitou o espírito de equipe, obrigando sua equipe a improvisar para sanar sua ausência. Não respeitou a sua cidade e não valorizou as nossas cores na principal competição do estado. Não fez jus aos “salários que recebeu” para competir por Araraquara nas provas que estava ranqueado e reivindica um privilégio que não condiz com a disciplina do esporte ao não, sequer, comunicar sua ausência.

Esperamos que esse episódio faça o atleta Erick Viana repensar sua conduta.

Roseli Gustavo
Coordenadora das equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

registrado em: