NOTÍCIAS

Voltar

​​ Plenária LGBT elege implantação de ambulatório para população trans

11 de junho de 2018


A implantação de um ambulatório para a população trans em Araraquara, com atendimento médico especializado e profissionais capacitados, venceu a votação da plenária temática LGBT do Orçamento Participativo, na noite de sexta-feira (8), no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues.

Agora, a proposta será incluída no Orçamento da Prefeitura para ser executada em 2019. “Com a plenária LGBT, estamos reconhecendo que a comunidade tem direitos e protagonismo cidadão. E isso significa muito da perspectiva política, do reconhecimento histórico. Estamos construindo uma cidade cada vez mais igualitária e que luta contra o preconceito”, afirmou o prefeito Edinho na plenária.

“É uma forma de, de fato, tirar essa sigla LGBTQIA+ da marginalidade social”, afirmou a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli — LGBTQIA+ é a sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais e todas as outras identidades de gênero e orientações sexuais.

Representando a Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) ressaltou a importância da união da comunidade LGBT. “Nós temos trazido o tema à discussão, mas ainda é muito difícil. Por isso, nós precisamos da militância unida, trazendo sempre as demandas”, declarou Thainara.

Para a população presente, o espaço é essencial. “Ter uma plenária LGBT é muito importante para essa minoria estar representada e, como cidadã, a gente saber o que pode ser implementado e opinar também, ou seja, participar ativamente da sociedade e ter uma noção do que está acontecendo”, disse Laura Pacheco.

“Esse Orçamento Participativo é extremamente importante para ouvir não só as trans, mas a sigla LGBTQIA+”, afirmou Raul Nogueira. “Nossa comunidade tem vários projetos que normalmente não são ouvidos. Agradeço a todos que nos escutam, porque a gente quer voz.”

Ainda estiveram presentes o vereador Toninho do Mel (PT), a deputada estadual Márcia Lia (PT), a presidente do Conselho Municipal LGBT, Natália Munroe, além de secretários, coordenadores e gestores da Prefeitura.

Próximas plenárias

O Orçamento Participativo prossegue nesta quarta-feira (13), com a Plenária da Cidade, às 19h, no antigo Clube Estrela. Nessa plenária, será eleita uma obra ou investimento que beneficie toda cidade e esteja dentro dos três temas mais votados no OP Digital, pelo site da Prefeitura, até esta segunda-feira (11).

No sábado (16), no Teatro Wallace, às 9h30, é a vez da plenária temática das Mulheres. A última plenária do OP será na próxima segunda-feira (18), no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro dos Machados, às 19h, pela Região 11, reunindo moradores das sub-regiões dos Machados e do Assentamento Bela Vista.

Confira a programação completa do OP e a divisão da cidade em regiões no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis