NOTÍCIAS

Voltar

​​Transparência: Prefeitura divulga informações de cirurgias eletivas na internet

25 de setembro de 2017


A Prefeitura começa a divulgar em seu site (www.araraquara.sp.gov.br), nesta segunda-feira (25), informações relativas à fila de cirurgias eletivas do SUS (Sistema Único de Saúde). A medida integra o programa “Saúde Cidadã”, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, a Santa Casa e a Maternidade Gota de Leite.

Segundo o coordenador de Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde, Edivaldo Trindade, em um primeiro momento, o internauta poderá acessar qual sua posição na fila de espera de sua unidade de saúde, por meio do CPF ou de seu número de Cartão Nacional do SUS.

Clique aqui para consultar a lista

Ao digitar seu cadastro, o usuário verá uma tela com seu nome completo, dados pessoais, tipo de cirurgia, unidade que informou a necessidade do procedimento e a posição dentro da fila da unidade.

“Todas as nossas unidades de saúde estão preenchendo esses dados sobre as cirurgias eletivas, que são aquelas que são agendadas, ou seja, não são de emergência”, explica o coordenador.

Em breve, a Secretaria de Saúde também irá disponibilizar a lista de dez primeiros colocados nas filas de cada especialidade e a data prevista da cirurgia. Por questões de privacidade, não serão informados os nomes, e sim os números do cartão do SUS.

“As pessoas já podem começar a consultar. E será um sistema dinâmico. Assim que for realizada a cirurgia, a pessoa sai da lista. E todos os casos em que se identificar a necessidade de cirurgia, já vão para a fila”, diz Edivaldo.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, reforça que a divulgação das listas é uma ação de transparência da Prefeitura. “A população vai acessar e saber qual é a seu lugar na fila para fazer esses procedimentos. É um mecanismo de transparência da secretaria. Ninguém vai passar na frente”, revela.

 

​​O programa

O “Saúde Cidadã” irá reduzir a fila por cirurgias eletivas e zerar a fila de exames mais comuns que estão represados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto prevê que a Santa Casa realize 2.703 ecocardiogramas, 6.683 ultrassonografias, 577 testes ergométricos, 423 biópsias, 268 tomografias computadorizadas e 91 ressonâncias magnéticas.

Em relação às cirurgias, serão 200 de vesícula, 200 de hérnias, 100 ortopédicas de membros superiores e 100 ortopédicas de média complexidade. Na Gota de Leite, serão feitas 100 laqueaduras, 200 cirurgias gineco-obstétricas e 60 cirurgias pediátricas.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis