Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 01 / Prefeitura abre Semana de Conscientização do Autismo com caminhada e ato público

Saúde

Prefeitura abre Semana de Conscientização do Autismo com caminhada e ato público

“Não existe doença pior que o preconceito”, disse o prefeito Edinho, na cerimônia que reuniu pais, crianças e entidades ligadas ao autismo
abertura semana autismo 1.jpg

 

 

 

Uma caminhada, partindo do Parque Infantil, seguida de ato público em frente ao Paço Municipal, marcou, na manhã de domingo (31), a abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo.  Uma série de atividades, incluindo apresentação de coral, tribuna popular, palestras, roda de conversa, curso temático e filme, será realizada durante esta semana, até 7 de abril, para marcar o 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

As atividades acontecem por meio da Assessoria Especial Políticas para pessoas com Deficiência, vinculada à Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, em parceria com a Câmara Municipal, por meio do mandato do vereador Roger Mendes, e apoio da AAEE (Associação de Atendimento Educacional Especializado), Ampara (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara), Gapaa (Grupo de Apoio aos Pais de Autistas de Araraquara), Mães Guerreiras e Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Diretos das Pessoas com Deficiências).

O objetivo é conscientizar e informar a população sobre o que é o autismo e como lidar com essa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, as atividades devem contribuir para o reconhecimento e a valorização das pessoas autistas.

“Não existe doença pior que o preconceito. O preconceito é a doença que precisamos vencer e só faremos isso com políticas públicas que possam promover a inclusão das crianças com autismo. A luta é longa e será menos difícil com a união de todos nós. Vamos colocar a criança com autismo em primeiro plano”, declarou o prefeito durante o ato, enfatizando que, nesta terça-feira (2),  será inaugurado o Núcleo de Atendimento Especializado ao Autismo, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Araraquara.

Além disso, Edinho destacou a implantação do Centro de Referência Municipal Especializado no Atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, em imóvel ao lado do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”. A construção desse serviço especializado atende demanda apresentada por familiares e entidades que trabalham com pessoas com autismo, acompanhada desde o início pelo vereador Roger Mendes, que também falou aos presentes no ato, em frente à Prefeitura.  Assim com o vereador, Elisa Santos, Assessoria Especial Políticas para pessoas com Deficiência, e Karina Maia, presidente presidente da Ampara, ressaltaram a importância da conscientização sobre o autismo para o fim do preconceito que tanto prejudica as crianças.

Ao final, todos soltaram balões azuis para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007. A data é simbolizada pela cor azul, pois o autismo é mais comum em meninos.

As ações da Prefeitura durante esta também englobam a distribuição de panfleto informativos sobre o autismo, elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação, que também se engajou em uma campanha educativa nas redes sociais, chamada “Histórias de Vitórias”.

A campanha quer ouvir as histórias de conquistas de crianças autistas, contadas por mães, pais, familiares, amigos, cuidadores ou profissionais da área. Para isso, basta mandar um vídeo para a Prefeitura, através das redes sociais.  Saiba mais sobre a campanha:https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/312351882761075/

 

 

Semana Municipal de Conscientização do Autismo

2/04 - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

• 9h - Apresentação do Coral de alunos da AAEE

Local: Rua Mondo Archimedes Lupi, 620 – Jardim Aclimação

Evento aberto ao público

• 18h - Tribuna Popular com apresentação das entidades Ampara, Gapaa e AAEE

Local: Câmara Municipal

 

3/04 - Palestras sobre Autismo e Saúde

• 19h - Abertura e apresentação dos palestrantes

• 19h10 - Palestra 1: Autismo e a Pediatria (Sobre autismo e sinais precoces)

- Palestrante: Dra. Lilian Nakashima Yamada - pediatra e estudiosa sobre autismo há 10 anos

• 20h - Palestra 2: O que é fato e o que é fake no tratamento farmacológico do TEA

- Palestrante: Dra. Kamila Baruque Bignotto - graduada pela Universidade de Araraquara, possui residência médica em Psiquiatria pela Secretaria de Saúde de Sorocaba e em Psiquiatria Infantil e Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem consultório particular em Araraquara e na cidade de Campinas. No SUS, atende em ambulatório e CAPS infanto-juvenil, além de ser psiquiatra colaboradora do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Local: Auditório da Unip

 

4/04 - Roda de Conversa sobre Autismo na Educação (Educação Inclusiva)

• 19h – Abertura dos trabalhos

Compõem a Mesa:

- Profa. Dra. Priscila Benitez - Professora Adjunta A - Nível 1 na Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora e mestre em Psicologia (UFSCar), especialista em Intervenção Familiar (Famerp) e graduada em Psicologia e Pedagogia. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), autismo, deficiência intelectual, educação inclusiva e família.

- Cassia Canato - Pedagoga especialista em educação especial e psicopedagoga. Atualmente é gerente de educação especial na SME.

- Patrícia Contreras Campesan - Graduada em Educação Especial pela UFSCAR, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UFSCAR, professora de sala de recursos itinerante no Estado - no trabalho com alunos com deficiência intelectual e TEA. Também atua na Clínica Envolve, é coordenadora do Projeto ABC da Inclusão no Instituto Conviva Down e colaboradora da Ampara.

Local: Auditório da Unip Universidade Paulista

 

5/04 – Curso de capacitação: O que é TEA? Mitos e verdades

Público-alvo: Servidores públicos e profissionais em geral

• 15h - Início

Ministrante: Prof. Dra. Maria Clara de Freitas - Psicóloga (UFSCar), mestre em

Educação Especial – Ensino do indivíduo especial (UFSCar), doutora em Psicologia – Comportamento e Cognição (UFSCar), pós-doutorado em Psicologia (UFSCar), professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia na Uniara, Terapeuta psicoeducacional de crianças com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo na abordagem da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), presta serviço de supervisão, formação e colaboração para ONGs, empresas, profissionais e famílias, colaboradora na Ampara.

Local: Auditório da OAB

 

6/04 – 3ª Sessão de Cinema Azul

Local: Cine Center Lupo

Horário: 14h15

*Crianças, adolescentes e adultos com TEA não pagam. Acompanhantes pagam meia entrada.

 

7/04 – 2ª Edição do Piquenique Azul

• 9h – Início das atividades recreativas / 12h – Encerramento

Vista-se de azul e traga sua cesta de café da manhã e toalha de mesa

Local: Parque do Botânico

 

registrado em: , ,