Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 02 / Conselho Municipal de Cultura abre inscrições para novos membros

Cultura

Conselho Municipal de Cultura abre inscrições para novos membros

- Interessados podem se inscrever de 04 a 10 de abril, eleição acontece no dia 10 deste mês
eleicao.jpg

 

As inscrições para a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara (CMCA) podem ser realizadas no período de 04 a 10 de abril, sendo a eleição realizada no dia 10 deste mês. No período, os candidatos deverão realizar o cadastramento eleitoral na Secretaria Municipal de Cultura, comprovando pelo menos dois anos de atuação em sua área.

Vale destacar que a finalidade do CMCA é a formulação de políticas públicas, com a participação autônoma e organizada dos segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município, com a ideia de implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais da cidade.

O debate, a avaliação e a deliberação de políticas públicas no âmbito das atividades culturais da cidade são atribuições importantes do Conselho Municipal de Cultura. A participação e o engajamento em suas atividades são essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do cenário cultural local.

O mandato dos conselheiros será até o final do mandato 2017-2019, sendo que os conselheiros eleitos não receberão qualquer forma de gratificação e os serviços prestados serão considerados de relevante interesse social.

 

O Conselho - O Conselho Municipal de Cultura é um instrumento para uma gestão cultural democrática, transparente e colaborativa na deliberação, contribuição e fiscalização da política cultural do governo municipal. Sua finalidade é formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais de Araraquara.

É com a participação e o engajamento dos seus membros nas atividades do Conselho Municipal de Cultura que são realizados avanços significativos não somente na qualidade das atividades culturais que o público poderá apreciar, mas igualmente em sua quantidade.

O Conselho Municipal de Cultura será constituído por 38 membros, contando com representantes do Poder Público Municipal, entidades governamentais, representantes da sociedade civil e produtores culturais, áreas culturais, instituições de ensino, instituições e associações que ofereçam serviços culturais

 

Candidatos - Podem se candidatar como representantes das diversas áreas culturais as pessoas que estejam inseridas no contexto cultural das linguagens artísticas: Artesanato, Capoeira, Circo, Dança, Música, Teatro e Cine/Foto/Vídeo.

É importante estar atento, pois para se candidatar os artistas devem atuar no mínimo há dois anos na área escolhida. Também podem participar representantes das instituições, associações e serviços culturais, ONG sem fins lucrativos ligada à produção e difusão cultural no município, patrimônio folclórico popular, e associações de preservação das tradições culturais.

Vale lembrar que os critérios para votar e ser votado são estabelecidos na lei nº 7953, de 06 de junho de 2013, disponível para consulta no site da Câmara Municipal.

 

Inscrições e eleição - Para se inscrever é necessário efetuar cadastro na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Palacete das Rosas, no período de 04 a 10 de abril. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Para votar somente, não será necessário o cadastro prévio, apenas comprovação de atuação na área. As votações serão realizadas no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no dia 10 de abril, com início às 18 horas e encerramento às 21 horas. Os votos serão apurados imediatamente após a votação.

O Palacete Esplanada das Rosas Paulo de Arruda Corrêa da Silva está localizado na Rua São Bento, nº 794, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO

Inscrições para as eleições do Conselho Municipal de Cultura

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Período: de 04 a 10 de abril

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (sede da Secretaria Municipal de Cultura) – Rua São Bento, 794 - Centro

Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

  • Eleições: dia 10 de abril, das 18 às 21 horas

 

 

 

 

registrado em: ,