Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 03 / Jovens buscam ocupar espaços públicos em Araraquara

Planejamento

Jovens buscam ocupar espaços públicos em Araraquara

Assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Adriel Barbosa enumera ações e reivindicações do segmento na cidade
492b1772-61c8-4e02-91cb-da4914dea139.jpg

 

 

Os jovens de Araraquara têm buscado afirmação para fazer valer suas reivindicações junto aos órgãos públicos do município. Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na terça-feira (2), o assessor de Políticas Públicas para a Juventude, Adriel Henrique da Silva Barbosa, enumerou algumas ações em curso e o que o segmento projeta na cidade.

“O jovem tem ocupado seus espaços públicos em Araraquara, atualmente. Tanto que no ano passado a maior Plenária do OP (Orçamento Participativo) foi a da Juventude”, disse Adriel. A plenária deste ano será realizada no mês de junho.

O principal desafio, segundo ele, é equalizar tudo o que a Prefeitura pode oferecer aos jovens, cuja grande demanda hoje é pela maior empregabilidade e formação profissional. “Temos projetos como o ‘Jovem Cidadão’ e pretendemos desenvolver outro com a Coordenadoria Municipal de Economia Criativa e Solidária”.

Segundo o assessor, o jovem quer emprego e também ingressar na universidade. Por isso há uma grande demanda para os cursinhos populares, ou Cucas, de preparação para o Vestibular, em parceria com a Unesp.

Hoje existem dois Cucas na cidade - um no Instituto de Química da Unesp, que funciona no período noturno, e outro nas dependências do Neja (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos), com aulas de manhã e noite. E a reivindicação é por uma sede própria, segundo Adriel

Ele acrescentou que existem também muitos artistas jovens por toda a cidade de Araraquara, de diferentes linguagens artísticas, que querem se apresentar ao público. Também citou o Centro de Cultura Digital, instalado no Jardim São Rafael, com oficinas lúdicas de informática voltadas para o segmento.

Atendimento

Adriel ainda citou o Centro da Juventude, ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Assistência Social, que funciona no Parque Pinheirinho, hoje com cerca de 70 jovens, oferecendo atendimento psicológico e oficinas.

E acrescentou que interessados em participar deste Centro com idade entre 12 e 18 anos, podem se inscrever no local, ou pelo emailcentrodajuventude@araraquara.sp.gov.br e apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e endereço residencial.

O Centro da Juventude fica na Avenida Domingos Francisco de Paula, 395, no Jardim Pinheiros, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o telefone para contato é o 3339-7279.

A Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18, na Avenida Portugal, 583, no Centro de Araraquara, segundo Adriel.

E as reuniões do Conjuve - Conselho Municipal da Juventude - são realizadas sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

Linha aberta

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook e no Portal da Prefeitura de Araraquara.

Apresentado sempre com a presença de um integrante do governo, o programa também pode ter seu conteúdo visto posteriormente na página do Facebook e no Portal da Prefeitura.