Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 03 / Reunião aborda o atendimento a pacientes com câncer na rede pública de saúde

Prefeito

Reunião aborda o atendimento a pacientes com câncer na rede pública de saúde

foto02 Prefeito Edinho em reunião com vereadora Juliana Damus e grupo Chá de Lenços Único 02abr19 Celso Luís Gallo.jpg
Prefeito e secretária de Saúde se reuniram com a vereadora Juliana Damus (Progressistas) e o grupo de apoio Chá de Lenços Único nesta terça (2)

 

O prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, participaram de reunião com a vereadora Juliana Damus (Progressistas) e com integrantes do Chá de Lenços Único, grupo de apoio para pacientes com câncer, nesta terça-feira (2).

Representando o Chá de Lenços, Dorothéa Adriana Coutinho Pereira, Eloina Barbosa Leal e Ana Paula Franzini Peres apresentaram pedidos de melhorias no atendimento a pacientes com câncer na rede municipal de saúde, desde o acolhimento, o diagnóstico e o encaminhamento para o tratamento.

Edinho e a secretária Eliana Honain explicaram como é o funcionamento da rede de atendimento a casos de câncer e definiu encaminhamentos.

“Um dos encaminhamentos da reunião é uma conversa com a Santa Casa, responsável pela área de oncologia no SUS [Sistema Único de Saúde], para que a fila de exames seja acelerada. Nesses casos, a demora pode representar o avanço da doença, e isso não pode ocorrer. Agradeço muito ao Chá de Lenços Único pelas sugestões”, afirma o prefeito.

A coordenadora de Articulação Institucional, Graça Pinoti, também participou da reunião.

foto01 Prefeito Edinho em reunião com vereadora Juliana Damus e grupo Chá de Lenços Único 02abr19 Celso Luís Gallo.jpg

 

Outras ações
Uma série de ações para pacientes com câncer já vem sendo realizada pela Prefeitura. Os pacientes em situação economicamente vulnerável (com renda per capita de até 1 salário mínimo) que estejam em tratamento de câncer pelo SUS em Araraquara têm direito à gratuidade na passagem do transporte coletivo urbano, atendendo indicação do vereador Roger Mendes (Progressistas).

O prefeito Edinho também assinou a lei, de autoria do Executivo e indicado pela vereadora Juliana Damus, que garante a isenção do pagamento de estacionamento rotativo da Área Azul aos pacientes em tratamento de câncer no Cora (Centro Oncológico da Região de Araraquara), da Santa Casa de Misericórdia.

Também por iniciativa da vereadora Juliana Damus, o Cora da Santa Casa já havia sido beneficiado com o “Dia do Estacionamento Solidário”, quando um dia de arrecadação do estacionamento rotativo foi doado ao centro oncológico.

Além disso, o prefeito Edinho assinou a lei que garante isenção de pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a pessoas que estejam em tratamento contra o câncer e ainda colocou em prática o projeto da vereadora Juliana Damus chamado “IPTU Solidário” — uma campanha, veiculada nos carnês de IPTU, com objetivo de sensibilizar a população a doar recursos para um Fundo Municipal que atende instituições que cuidam das questões relativas às pessoas com câncer.

registrado em: , ,