Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 04 / Diretoria do DAAE visita nascente do Córrego Água Branca

Gestão

Diretoria do DAAE visita nascente do Córrego Água Branca

unnamed (5)(1).jpg

Foram detectados problemas como deposição irregular de lixo e entulho e ocupação indevida da Área de Preservação Ambiental (APP)

 

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhado da diretora de Gestão Ambiental, Kátia Castro de Matteo e das gerentes Ana Almeida (Biodiversidade) e Simone Oliveira (Gestão Ambiental), percorreram trechos do Córrego Água Branca, ontem (03/04).

 

Ao longo da visita, foram detectados problemas como deposição irregular de lixo e entulho, ocupação indevida da Área de Preservação Ambiental (APP), sobretudo com plantio de espécies que não são as indicadas para a restauração florestal, como: mandioca, quiabo, bananeira, hortaliças e espécies ornamentais. 

 

Há uma preocupação e um empenho por parte da Superintendência do Daae bem como da Diretoria de Gestão Ambiental em traçar diretrizes para recuperação das nascentes e áreas de proteção permanente que estão inseridas no espaço urbano. 

 

As alterações no Plano Diretor, a especulação imobiliária e o descaso da população tem agravado o problema destas áreas. O Superintendente determinou à Diretoria de Gestão Ambiental que se faça o mais rápido possível um diagnóstico com a espacialização de todas as nascentes do perímetro urbano que se encontram em situação parecida com a finalidade de elaboração de um planejamento de intervenção nestas áreas. 

 

A nascente do Córrego Água Branca, já recebeu várias ações como: mutirão de limpeza, plaqueamento, reflorestamento e replantio de mudas. Em 2018 intensificaram-se as ações de educação ambiental no local, com sensibilização e mobilização da comunidade escolar e da comunidade do entorno. 

 

Para as ações de educação ambiental no local, há um planejamento que garante para os próximos quatro anos a continuidade do trabalho de sensibilização. A Unidade de Educação Ambiental do Daae tem realizado trilhas pela nascente, palestras na Escola Municipal Waldemar Safiotti, além de outras intervenções com os agentes comunitários de saúde, visando conscientizar e mobilizar a população local para a preservação da área. O Córrego Água Branca é afluente do Ribeirão do Ouro e está localizado na Zona Leste do município entre os Bairros Jardim Dumont e Cruzeiro do Sul.

registrado em: , ,