Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 05 / Ciclo de cinema no Mês do Índio começa nesta segunda (08)

Cultura

Ciclo de cinema no Mês do Índio começa nesta segunda (08)

- Ciclo de Filmes vai de 08 a 26 de abril no Museu Voluntários da Pátria, com entrada gratuita
cinema estrategia xavante 1.jpg

 

Nesta segunda-feira, 08 de abril, tem início a programação do Ciclo de Filmes sobre a questão indígena, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A exibição dos filmes segue até o dia 26 de abril, na Sala de Eventos Temporários do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. Os filmes serão exibidos de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas, sendo aberto a toda comunidade, com programação gratuita.

Serão exibidos cinco filmes na primeira semana: “A Aventura de Kon-Tiki” (dia 08), “Celebrando o Barro, Celebrando a Vida” (dia 09), “Terra Vermelha” (dia 10), “O Povo Dourado Somos Nós” (dia 11), e “Estratégia Xavante” (dia 12). Depois, na próxima semana, a programação segue variada.

Vale lembrar que, após a sessão de cinema, haverá visita guiada pela sala que apresenta a mostra de longa duração do acervo indígena. Os visitantes poderão observar objetos de uso pessoal, como: adornos em geral, objetos de caça e pesca, e objetos do cotidiano de vários grupos indígenas do Brasil.

Ainda, na programação com temática indígena, acontece o minicurso “Desenho Arqueológico – Reconstituição de Cerâmica”, a ser realizado nos dias 11 e 12 de abril, das 14h às 18 horas, no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. A ideia é apresentar as técnicas e programas para reprodução dos desenhos das peças no computador, além de realizar aulas práticas de como vetorizar, rotacionar e calcular o volume das cerâmicas arqueológicas.

“Desenho Arqueológico – Reconstituição de Cerâmica” tem como facilitadores: a arqueóloga e ilustradora Carla Pequini e o Prof. Dr. Robson Rodrigues. As inscrições podem ser efetuadas por telefone: (16) 3332-4933 no MAPA ou (16) 3322-4887 no Museu Voluntários da Pátria.

 

O Museu Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, enquanto o MAPA fica à Rua Voluntários da Pátria na esquina da Av. Portugal – ambos no Centro de Araraquara.

 

Confira as sinopses dos filmes da primeira semana do Ciclo:

 

“A Aventura d­­­­­­e Kon-Tiki” (08/04 - segunda):  Em 1947, Thor Heyerdahl e mais cinco tripulantes saem numa expedição para percorrer o Oceano Pacífico em uma jangada feita por ele mesmo. O objetivo da viagem é provar que os sul-americanos se estabeleceram na Polinésia na era pré-colombiana.

 

“Celebrando o Barro, Celebrando a Vida” (09/04 - terça):  Documentário indígena produzido na aldeia Pataxó da Jaqueira no Sul da Bahia, onde mostra o resgate e utilização do barro na vida daquela comunidade.

 

“Terra Vermelha” (10/04 - quarta): Um grupo de índios vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.

 

“O Povo Dourado Somos Nós” (11/04 - quinta): Um conto tupi guarani sobre a criação do mundo. Um maestro de uma orquestra de jovens alemães. Um encontro musical, social, cultural. O poder do mito e a transposição da barreira linguística através da música. Quando duas fases de uma mesma criação se encontram

 

“Estratégia Xavante” (12/04 - sexta): Documentário sobre a estratégia desenvolvida pelo povo Xavante na tentativa de tomar conta de seu território e manter sua tradição com autonomia. O filme foi construído através das histórias pessoais dos jovens índios que foram estudar os costumes dos brancos nas grandes cidades com objetivo de se tornarem interlocutores de seu povo. Depoimentos emocionantes contam como esse povo consegue manter sua cultura e seu espaço nesse mundo dos brancos. 

 

SERVIÇO:

Ciclo de Filmes sobre a questão indígena + visita monitorada à sala de acervo indígena

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro)

Data: 08 a 26 de abril

Horário: 14 às 16 horas

Grátis

 

 

registrado em: ,