Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 10 / Campanha alerta para o perigo do uso do celular no trânsito

Urbano

Campanha alerta para o perigo do uso do celular no trânsito

Grupo de atores Anjos do Trânsito é o convidado da Coordenadoria de Mobilidade Urbana na campanha que segue até esta sexta-feira (12)
Foto 1 Anjos do Trânsito - Celular - 15fev2019   Paulo Mantoanelli.JPG

 

Mais uma campanha de conscientização no trânsito chega a Araraquara esta semana: o grupo Anjos do Trânsito vem mandando seu recado nas ruas de Araraquara, alertando sobre os perigos do uso de celular no trânsito. A campanha - criada pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação - visa alertar motoristas e também pedestres e segue até sexta-feira, 12 de abril.

 “Mexer no celular enquanto se dirige é um comportamento muito arriscado. Temos os dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e eles nos apontam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante”, aponta a secretária municipal de Comunicação, Priscila Luiz. “Neste caso, campanhas educativas como essa são extremamente necessárias para que possamos dar visibilidade sobre os fatores de risco no trânsito, bem como conscientizar os condutores”. 

O coordenador de Mobilidade Urbana e diretor presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, lembra que a campanha tem o objetivo de conscientizar a população que a conduta do uso de celular no volante, apesar de parecer inofensiva para algumas pessoas, potencializa o risco de acidentes de trânsito.

Para tanto, seis atores do grupo Anjos do Trânsito estão nas principais ruas da cidade, caracterizados com chapéus de celulares e com carros confeccionados em borracha. Com humor e músicas, o grupo alerta motoristas e pedestres sobre o risco do uso do celular ao volante.

 

“Os estudos apontam que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto leem ou escrevem mensagens de texto. E ainda o Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do aparelho ao volante”, alerta Cláudia Galvão, coordenadora do grupo Anjos do Trânsito.

A campanha segue até sexta-feira, 12 de abril. Depois de passar pelo entorno da Praça Santa Cruz e da Prefeitura Municipal, os Anjos do Trânsito estarão nesta quarta-feira (10), das 19h às 21 horas, na Rua 6, próximo a Uniara. Na quinta (11), das 16h às 18 horas, é a vez da Fonte Luminosa, com ação na Avenida Bento de Abreu. Por fim, sexta (12), das 16h30 às 18h30, a campanha se finaliza na Rua Nove de Julho.

registrado em: ,