Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 10 / Prefeito recebe cônsul honorário de Guiné-Bissau e propõe parcerias

Urbano

Prefeito recebe cônsul honorário de Guiné-Bissau e propõe parcerias

Cônsul Luis Fernando Del Valle e chefe de gabinete do consulado, Júlio António Aponto Té, estiveram na Prefeitura de Araraquara nesta quarta-feira (10)
foto01 Prefeito Edinho reunido com representantes do consulado paulistano de Guiné-Bissau 10abr19 Celso Luís Gallo.jpg
 

O prefeito Edinho recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (10), o cônsul honorário da República de Guiné-Bissau em São Paulo, Luis Fernando Del Valle, e o assistente e chefe de gabinete do consulado, Júlio António Aponto Té, em uma reunião que abordou possibilidades de parcerias entre Araraquara e o país africano.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, e o chefe de gabinete, Alan Silva, também participaram da reunião.

Guiné-Bissau, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, fica na parte ocidental da África e é um dos países que têm o Português como língua oficial.

Na reunião, Edinho lembrou que esteve em Cabo Verde (que também é de língua portuguesa), em 2017, no 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e por outras instituições. O prefeito relatou detalhes dessa experiência e disse que tem intenção de construir parcerias com Guiné-Bissau.

“Eu quero muito estabelecer relações mais próximas com a África. Uma aproximação comercial, cultural e esportiva. Isso nos interessa muito. E, se a porta de entrada é Guiné-Bissau, nós pretendemos fazer”, afirmou Edinho. Luis Fernando e Júlio também demonstraram interesse no intercâmbio.

Além disso, Edinho destacou que a Prefeitura apoia a comunidade estudantil de Guiné-Bissau que estuda na Unesp de Araraquara e irá dialogar para que o número de vagas para essa comunidade seja ampliado.

O prefeito também lembrou a parceria que Araraquara tem com a cidade de Torres Vedras, de Portugal. Além das relações culturais e em experiências de participação popular, como o recente Congresso Internacional de Democracia Participativa, Torres Vedras anunciou que enviará empresas para participarem da Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara) deste ano.

 

registrado em: , ,