Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 10 / Servidor do DAAE entrega tese ao superintendente

Urbano

Servidor do DAAE entrega tese ao superintendente

‘Prognóstico do coprocessamento de diferentes matrizes ambientais em consórcio para obtenção de um combustível sólido’ foi o tema defendido no IQ da Unesp
56649246_2116886778360201_3123506766923431936_n.jpg

 

 

O servidor Weverton Campos Nozela, gerente do Tratamento de Água e Esgotos do DAAE, entregou, na tarde desta terça-feira (9), ao superintendente Donizete Simioni e ao diretor Técnico e Operacional José Braz Scognamiglio, uma cópia da sua tese do doutorado “Prognóstico do coprocessamento de diferentes matrizes ambientais em consórcio para obtenção de um combustível sólido”, defendida no último dia 14 de março, no Instituto de Química, da Unesp Araraquara.

Simioni e Scognamiglio parabenizaram o servidor pela conquista acadêmica. “Estudar representa um importante alicerce para o crescimento profissional e conciliar trabalho com estudos exige esforço, dedicação, planejamento e foco. É uma grande conquista pessoal para o servidor e também para o Daae que se beneficia com um profissional aperfeiçoado, que primará pela excelência em sua atuação na autarquia”, disse o superintendente.
Segundo Weverton, esse estudo possibilitou analisar a viabilidade de aplicação energética de resíduos mundialmente produzidos e subaproveitados como lodo de esgoto e poda de árvore. Nesta pesquisa foram utilizadas amostras de lodo das ETE’s Araraquara, Bueno e Monjolinho (São Carlos) e poda de árvore de Araraquara. Foram realizadas misturas entre os lodos e a poda e aplicado um processo chamado torrefação, muito utilizado para reaproveitamento energético de biomassas. Tanto as misturas quanto o processo de torrefação melhoraram as propriedades energéticas do combustível sólido produzido.

A importância de estudos dessa natureza é que o reaproveitamento energético dos resíduos apresenta um valor agregado, uma vez que a disposição inadequada pode contribuir para a degradação ambiental e a sua utilização como combustível sólido é uma forma alternativa e inteligente de reduzir o consumo proveniente de fontes não renováveis e proporcionar um destino apropriado aos resíduos.

Nozela relata que durante os mais de quatro anos de estudo apresentou trabalhos em congressos científicos, sendo que em três oportunidades a apresentação foi oral, inclusive em um congresso internacional na Itália onde foi apresentado em inglês. Esta tese também foi responsável por derivar dois artigos científicos publicados em revista internacional e há ainda um artigo submetido. Em todas as apresentações o nome do Departamento foi lembrado.

Weverton diz que foi extremamente importante o apoio do Daae durante todo o período de estudo, pois abriu caminho para novas oportunidades. “Espero poder dar minha contribuição para ciência e para a autarquia com a entrega deste exemplar da minha tese”, disse.

 No entanto, Nozela destaca que ninguém faz nada sozinho. “Este trabalho contou com a participação de vários colaboradores e desta forma não posso deixar de agradecer minha esposa Carina, minha orientadora professora Marisa Crespi, meus amigos da faculdade Sônia e Diógenes, a todos os amigos e funcionários da Gerência de Tratamento de Água e Esgotos e ao Departamento por mais essa etapa concluída”, finalizou.

registrado em: ,