Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 11 / Araraquara ganha Centro Dia para Pessoa com Deficiência no sábado (13)

Saúde

Araraquara ganha Centro Dia para Pessoa com Deficiência no sábado (13)

APAE venceu o chamamento público aberto pela Prefeitura para contemplar a proposta mais votada na plenária temática da Pessoa com Deficiência do OP 2017
foto03 Centro Dia da Pessoa com Dficiência será entregue neste sábado na Apae 11abr19 Tetê Viviani.jpg

 

 

 

A Apae de Araraquara inaugura neste sábado (13), às 10h, o Centro Dia para Pessoa com Deficiência “Professor Joaquim Ferreira Vieira”. A obra é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2017.

A entidade venceu o chamamento público aberto no ano passado pela Prefeitura com o objetivo de contemplar a proposta mais votada na plenária temática da Pessoa com Deficiência do OP 2017, que reuniu cerca de 90 participantes.

Com isso, o Município passa a contar agora com o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias na modalidade Centro Dia de Referência, em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, de acordo com a Lei Municipal nº 9.437, de 6 de dezembro de 2018.

O Centro Dia atenderá pessoas com deficiência com algum grau de dependência, que tiveram ou têm as suas limitações agravadas pela convivência com situações de risco ou violação de direitos.

O local deve atender até 30 pessoas entre 18 e 59 anos de idade com deficiência intelectual encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O espaço possui 350m² e conta com salas de assistência social, oficina de habilidades (básicas e sociais), oficina de relações, descanso, coordenação, recepção e banheiros.

A equipe é composta por 19 profissionais, entre coordenador geral, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e profissionais para funções administrativas, de limpeza e cozinha.

Homenageado

Professor Joaquim Ferreira Vieira nasceu em Jurupema, distrito de Taquaritinga, em 16 de abril de 1927, e faleceu em 28 de setembro de 2005, aos 78 anos.

Formado em Direito e em Pedagogia com especialização em Administração Escolar, foi o primeiro diretor da Escola Narciso da Silva Cesar, diretor substituto na Escola Estadual Bento de Abreu, delegado de ensino e presidente do Centro do Professorado Paulista.

O homenageado também foi membro da diretoria da Apae de Araraquara por vários anos, entre 1993 e 1998, participando ativamente das ações destinadas à população com deficiência.

 

 

registrado em: , , ,