Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 12 / Nossa Gente: A música da vida

Cultura

Nossa Gente: A música da vida

Da chegada despretensiosa ao ensaio da banda da escola ao comando da mesma: a trajetória do menino que foi de aluno à regente da Chiquinha Gonzaga
Foto 6.jpg

 

Confira o programa Nossa Gente na íntegra:

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/283978849161594/?t=1

 

 

No seu universo de criança, Luiz Fernando Silva tinha na escola sua única atividade diária, além das brincadeiras próprias da idade nos períodos sem aula. Mas foi ali, dentro da Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Henrique Scabello, no Jardim das Hortênsias, que a vida do menino Luiz ganhou um acorde diferente, uma nova harmonia e um arranjo que ele jamais sequer sonhou que seria possível.

Quando soube que poderia fazer parte da Banda Chiquinha Gonzaga, projeto pioneiro e ainda único na rede municipal de ensino de Araraquara, o Luizinho teve apenas um pensamento: “ôba, vou poder dar uma saidinha da sala de aula para ir aos ensaios dessa banda”. O que ele não imaginava é que seria alvo certeiro da magia e do encantamento que a música produz. E de menino curioso e arteiro, ele se transformou no regente da Banda, agora cheio de projetos e planos que ele já sabe que são possíveis de realizar.

Com maturidade forjada por quem aprendeu cedo a fazer limonada com um limão, Luiz Fernando encontrou na música bem mais que a chance pueril de cabular aula. Encontrou uma profissão e a oportunidade - essa, sim, bastante sonhada - de ter uma vida melhor para si e para sua família.

Seguro na fala, articulado com as palavras, de sorriso generoso e aquela simplicidade nobre, dono de uma liderança firme que camufla o atento coração sensível e feliz da vida com a responsabilidade de gente grande, o Luiz agora comanda outras crianças e adolescentes, tanto na Chiquinha Gonzaga, como nas Oficinas Culturais Municipais e na escola de música onde atua como professor. Para ter melhores condições de ensinar, ele aprendeu diversos instrumentos de forma quase 100% autodidata.

O momento agora é de preparação para pavimentar degraus mais altos em sua escada da vida. Luiz Fernando quer se profissionalizar, quer estudar em uma faculdade de música e se tornar maestro reconhecido. E de preferência, sem sair do Hortênsias, que para além de ser o bairro onde mora desde sempre, é o seu lugar de história, de autorreconhecimento e de cidadania.

O programa NOSSA GENTE dessa semana traz a história desse jovem araraquarense de muito talento e de muita luta e convida toda a população a conhecê-lo também. Acesse o link, assista o vídeo e inspire-se.

* O programa NOSSA GENTE é uma produção quinzenal da equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, veiculado na página da Prefeitura no Facebook.

 

registrado em: ,