Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 18 / Aeroporto de Araraquara volta a ter voos comerciais da Azul em setembro

Urbano

Aeroporto de Araraquara volta a ter voos comerciais da Azul em setembro

Viagens serão diárias até Campinas; prefeito Edinho participou do evento de anúncio dos novos voos nesta quinta (17), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
Prefeito Edinho e secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.JPG

 Prefeito Edinho e secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz

 

 


O aeroporto de Araraquara voltará a ter voos comerciais da Azul Linhas Aéreas em 1° de setembro. Os voos serão diários, com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e possibilidade de conexão com mais de 60 destinos. A aeronave que será utilizada, ATR 72-600, tem capacidade para 70 passageiros.

O prefeito Edinho participou do evento em que o governador João Doria (PSDB) fez o anúncio do retorno de voos regulares ao Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, nesta quinta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

"É uma notícia muito importante e que potencializa ainda mais a nossa cidade. Araraquara vive um bom momento de atração de investimentos, e o aeroporto potencializa isso. Toda vez que a gente recebe uma empresa que está procurando investimentos, a falta dos voos prejudica. Estou muito feliz. Desde 2017, temos mostrado a importância da retomada dos voos, assim como outras lideranças políticas. Foi uma luta que juntou esforços", explicou o prefeito Edinho.

A volta dos voos para Araraquara integra o programa estadual "São Paulo para Todos", que concedeu redução na alíquota do imposto sobre querosene de 25% para 12%, tendo como contrapartida o investimento das empresas aéreas no fomento da aviação no interior e no litoral do Estado de São Paulo. Além de Araraquara, voos da Azul para o Guarujá também foram anunciados.

"É um investimento muito importante para a nossa cidade e que estávamos pleiteando havia muito tempo. Isso irá engrandecer a economia de Araraquara. É um passo fundamental, já que várias empresas instaladas na cidade utilizam o transporte aéreo. Além, é claro, do potencial turístico e de lazer", afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.

Para o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), José Janone Júnior, toda a região será essencial na manutenção dos voos em Araraquara. "Vamos fazer um trabalho para estimular as pessoas dos municípios da região a utilizarem o transporte aéreo", declarou.

O presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, enalteceu o investimento em Araraquara e Guarujá. "A Azul será a empresa aérea com mais voos no Estado de São Paulo, mais destinos e mais cidades atendidas. Estamos muito animados", revelou.

Também acompanharam o evento, em São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT); os vereadores Jeferson Yashuda e Rafael de Angeli (ambos do PSDB); o ex-deputado estadual Roberto Massafera (PSDB); entre outras autoridades e empresários de Araraquara.

História
O Aeroporto Estadual de Araraquara foi inaugurado na década de 1930 e operava em duas pistas de terra. Nos anos 1970, o local ganhou um terminal de passageiros e a pista foi pavimentada e ampliada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o aeroporto até a atualidade.

Entre 2013 e 2014, o aeroporto voltou a receber voos regulares, também com viagens pela Azul entre Araraquara e Campinas. Cinco anos depois, a Azul retorna a Araraquara.

Para isso, o local passou por ampla reforma, com o terminal de passageiros passando de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho antigo, e contando com salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais.

registrado em: ,