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Daae prossegue com informatização de seus processos

Autarquia tem todo o processo de leitura e entrega de contas informatizados em toda a cidade e agora investiu nos processos de corte e reabertura, substituição de hidrômetros e detecção de vazamentos não-visíveis
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O Daae está dando prosseguimento na informatização de seus processos, agora na Gerência de Controle de Perdas, visando a melhoria da gestão da informação, promovendo agilidade e otimização de recursos humanos e materiais, como o papel.

O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações. Envolve processamento de informação e comunicação integrada através de equipamento eletrônico, no caso smartphones.

A autarquia tem todo o processo de leitura e entrega de contas informatizados em toda a cidade e agora investiu nos processos de corte e reabertura, substituição de hidrômetros e detecção de vazamentos não-visíveis.

Segundo o engenheiro Alexandre Pierri, gerente de Controle de Perdas, a informatização está contribuindo para melhorar diversos processos da gerência. “Como exemplo, hoje, durante a substituição de hidrômetros, todos os dados são lançados por meio eletrônico, não havendo mais a necessidade de uma pessoa para digitar e inserir no sistema os dados desse procedimento. Com isso, foi feito ajuste interno de pessoal, realocando pessoal para outra atividade. Além disso, no ato da troca do equipamento, o agente faz o registro fotográfico, o que fornece confiabilidade ao serviço realizado. Na detecção de vazamentos não-visíveis, muitas vezes realizadas no período noturno, a fotografia também é fundamental para demarcar exatamente a localização do vazamento que, muitas vezes, se perdia durante o dia devido a fatores como ruídos, entre outros”, explicou.

O gerente ainda aponta a melhoria ambiental, pois a impressão de papéis e uso de tonner diminuíram em até 50%. “Pretendemos diminuir ainda 20% das cópias e impressões”, disse. Pierri destaca também que a informatização foi bem aceita e assimilada pelas equipes. “A informatização traz garantia e confiabilidade ao trabalho realizado”, ressaltou.

Para o controle de perdas a documentação e o histórico dos serviços são fundamentais na tomada de decisões. “Essas informaçõesprocessados de forma rápida, prática e com uma menor possibilidade de erros, dão suporte à tomada de decisão mais ágil e embasada”, concluiu.

O gerente de Tecnologia de Informação, José Luiz Ferreira Cunha, reitera todos os benefícios que a informatização traz para a organização. “As próximas gerências a serem beneficiadas com o processo de informatização serão as de Redes de Água e Esgotos e da Diretoria de Gestão Ambiental”, informou.