Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 23 / Sexta (26): novo programa cultural leva samba rock para praça

Cultura

Sexta (26): novo programa cultural leva samba rock para praça

Projeto mensal será realizado na Esplanada das Rosas, no Centro
Samba Rock na Praça 1.jpg

 

O samba rock é um ritmo querido pelos araraquarenses e que leva grande parte dos amantes do bailado para uma pista de dança! Para incentivar o balanço dos casais, a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, juntamente com o programa Oficinas Culturais Municipais, dão início, ainda nesta semana, a um projeto que leva o samba-rock para a praça: é o 1º Samba Rock na Praça, que acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, na Esplanada das Rosas, em frente à Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (ao lado da Prefeitura).

O encontro terá início às 17h30 e seguirá até por volta das 20h30. Os primeiros encontros devem centrar-se na Esplanada das Rosas, na região central. A proposta é oferecer música de qualidade para incentivar o bailado a dois – ou sozinho mesmo, afinal o importante é descontrair e aproveitar o programa que marca o início do final de semana.

Para animar a praça, neste primeiro encontro foi convidado o DJ Marcelo, que chega com os clássicos do samba rock, com nomes que marcaram o estilo: Jorge Benjor, Wilson Simoninha, Tim Maia, Trio Mocotó, Clube do Balanço - entre outros.

O ritmo vai ganhar embalo com a participação dos alunos das Oficinas Culturais Municipais de Samba Rock, que são realizados no Centro de Referência Afro Mestre Jorge. Os alunos e o professor Saulo irão movimentar a praça, demonstrando como deve se levar o ritmo que mescla os movimentos do Rockabilly com o gingado brasileiro do samba.

Vale lembrar que o samba rock surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960. O estilo foi adaptado das danças americanas da moda - como o twist e o swing, além de incorporar movimentos dos ritmos caribenhos.

Para dançar o samba rock: em dupla, os bailarinos cruzam seus braços sobre a cabeça do outro, em rodopios e movimentos curtos que seguem uma batida cadenciada, em quatro tempos. Em geral, o homem conduz a mulher em uma espécie de rockabilly, mas sem passos aéreos, com os parceiros mais próximos e as mãos sempre unidas, e os pés acompanhando a batida.

“Vai ser bom gostoso! Queremos fazer um happy hour bem legal, para as pessoas ficarem à vontade e se divertir! Pode dançar ou não, o importante é manter o astral lá em cima e aproveitar a praça e o ritmo”, conta a coordenadora das Oficinas Culturais Municipais, Sabrina Kelly Caetano.

“Teremos mesas e cadeiras, e queremos trazer a família para a praça – com crianças, adolescentes e adultos. Queremos trazer a terceira idade também para dançar com a gente”. A coordenadora adianta que, nas próximas edições, haverá aula aberta e também apresentação de grupos e dançarinos interessados.

A Esplanada das Rosas é a praça onde está localizada a Prefeitura de Araraquara. O encontro será ao lado do prédio da Prefeitura, em frente ao Palacete das Rosas, sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. O endereço é Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:

1º Samba Rock na Praça

Local: Esplanada das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: sexta-feira, 26 de abril

Horário: 17h30 às 20h30

Grátis

 

registrado em: ,