Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 26 / Sábado (27): Sarauzinho para crianças comemora os 68 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

Cultura

Sábado (27): Sarauzinho para crianças comemora os 68 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

Sarauzinho “Brincando com a Poesia” apresenta declamações de poemas, poemas musicados e contação de história
Sarauzinho 2.jpg

A Cia. Porã apresenta a atriz Maria Alice Ferreira e o músico violonista Flávio Costa em um espetáculo interativo, com a participação do público em leitura de poemas escolhidos

 

A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato comemorou 68 anos de fundação esta semana e, para celebrar o aniversário, neste sábado, 27 de abril, será realizado um “Sarauzinho”, com música, poesia e história para crianças. A atividade será das 10h às 11h, na própria biblioteca, sendo gratuita às crianças interessadas.

O Sarauzinho “Brincando com a Poesia” apresenta a atriz Maria Alice Ferreira e o músico violonista Flávio Costa, da Cia. Porã. A atriz intercala declamações de poemas, poemas musicados e contação de história. Junto a isso, são mescladas brincadeiras, histórias e música, com bom humor e informação. As várias linguagens artísticas são apresentadas ao conhecimento infantil, ampliando as formas de acesso do leitor à pluralidade da cultura letrada.

Serão apresentados vários textos na forma de poemas, hora declamados, hora musicados, bem como textos de domínio público e brincadeiras da tradição oral. E o bacana é que o espetáculo é interativo com a participação do público em leitura de poemas escolhidos.

Maria Alice lembra que “Brincando com a Poesia” leva ao conhecimento do público infantil, obras e autores brasileiros e de domínio público. Além disso, incentiva o hábito da leitura e da interpretação de poemas e também o conhecimento das manifestações populares tradicionais, como cirandas, brincadeiras, cantigas, brinquedos – entre outros. “O bacana desse sarau é que ele propicia o contato lúdico com a literatura”, adianta.

“Além de divertir e incentivar a leitura, o brincar com as palavras assume o papel importante de estreitar a intimidade do indivíduo com os livros. As palavras sempre foram brinquedos na boca dos poetas e das crianças. Muitas brincadeiras são feitas à base de versos e até mesmo de alguns cantos”, aponta a atriz.

A supervisora técnica da Biblioteca Municipal Mario de Andrade, Célia Regina Longobardo, lembra que a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato é muito atrativa e tem grande importância para o desenvolvimento do hábito da leitura nas crianças. “Além de oferecer livros com conteúdos divertidos, suspense, curiosos, aventuras, possui um acervo de gibis e brinquedos pedagógicos para lazer e entretenimento das crianças”.

Para ser cadastrado é necessário: documento com foto ou certidão de nascimento e comprovante de endereço atualizado. O horário de funcionamento é: de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h50; e aos sábados das 9h às 11h50.

Vale lembrar que a Biblioteca Infantojuvenil Municipal Monteiro Lobato foi fundada em 19 de abril de 1951 e a programação comemorativa é gratuita. A Biblioteca Monteiro Lobato está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:

Sarauzinho “Brincando com a Poesia”, com Cia. Porã

Local: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Data: sábado (27 de abril)

Horário: 10 horas

Grátis

 

registrado em: ,