Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / Para marcar 50 anos, Daae projeta entrega de três poços

Obras

Para marcar 50 anos, Daae projeta entrega de três poços

Superintendente da autarquia também explica parcerias com Usina Santa Cruz e Cooperativa Acácia visando melhorar serviços
5c1ccc93-abd8-4238-ab24-38ecbb2df074.jpeg

 

 

 

Prestes a completar seu cinquentenário em 2019, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) projeta entregar três poços profundos até o final deste ano, em Araraquara: um no Jardim Victório De Santi, na região sudeste, os outros dois na região norte da cidade - o do Selmi Dei e o terceiro para os Jardins Indaiá e São Rafael.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na sexta-feira (29 de março), o superintendente do Daae, Donizete Simioni, falou sobre os poços profundos e de outras ações atuais da Autarquia.  

Donizete iniciou falando da importância da parceria com a Usina Santa Cruz para a retirada das plantas aquáticas do Ribeirão Anhumas. “Araraquara possui três importantes represas de captação de águas superficiais - a represa das Cruzes, do Paiol e a Anhumas, esta distante 13 quilômetros, próximo ao Clube Náutico, cujas águas são bombeadas para a ETA Fonte (Estação de Tratamento) e depois distribuídas pela cidade. Com o passar do tempo, surgem plantas flutuantes, como a de aguapés, entre outras, que precisam ser retiradas.

“A Usina Santa Cruz, cuja diretoria eu agradeço de público pela parceria com o Daae, que também faz a captação dessas águas, agora está removendo as plantas para recuperar a capacidade de vazão, através de serviços de dragagem, que devem estar concluídos num prazo previsto de 30 dias”, informou o superintendente.

Segundo Simioni, em breve o Daae fará o mesmo procedimento nas represas do Paiol e do Lajeado. “Não é um procedimento barato e a limpeza tem que ser feita periodicamente”, acrescentou.

Acácia

Sobre a parceria com a Cooperativa Acácia, o superintendente enfatizou que desde 2001, ainda no primeiro governo do prefeito Edinho, este contrato foi estabelecido com objetivo de implementar na cidade uma política pública de coleta e reciclagem de materiais. “Esta importante ação com a Acácia retirou pessoas do antigo lixão, ou aterro sanitário e hoje a Cooperativa é uma referência nacional no que diz respeito à coleta seletiva de recicláveis em Araraquara”, destacou. “Como o Daae tem um contrato com a Cooperativa para a coleta seletiva em toda a cidade, agora em março a renovação foi firmada para mais um ano, com parceria de gestão e novos compromissos da Acácia com seus cooperados, como cursos de capacitação”, continuou. 

PCCV

Respondendo a um internauta, Donizete Simioni explicou que o PCCV ou Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos do Daae será encaminhado, através de Projeto de Lei (PL), para a Câmara Municipal, junto com os PCCVs da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação.

“São três projetos de lei que serão enviados à Câmara após uma nova reunião com o Comitê de Gestão Democrática, que acompanha e irá avaliar todo o processo. Os PCCVs trarão avanços para a carreira dos servidores”, enfatizou.

Região Norte

O superintendente do Daae ainda afirmou: “Todos sabem que houve uma grande ocupação populacional na região norte de Araraquara, com a entrega de milhares de casas populares sem os equipamentos públicos necessários como escola, posto de saúde, transporte público, área de lazer e, principalmente, a garantia de abastecimento de água.

Donizete lembrou que há cerca de duas semanas queimou uma bomba do poço profundo que abastece aquela região, inclusive o Selmi Dei, e esse trabalho de recuperação dura no mínimo 12 horas. Posteriormente, também estourou uma rede de abastecimento no mesmo bairro.

Esse outro serviço, que obrigou a interrupção do abastecimento d’água, também demandou um tempo para as obras de recuperação. “Sabemos da gravidade do problema e tomamos providências para a resolução. Temos dois novos poços de abastecimentos para serem inaugurados naquela região e um deles, no próprio Selmi Dei, será entregue em breve à população para sanar esses problemas. E temos em fase de obras o posto do Indaiá-São Rafael, que também deve ser entregue neste ano.

Cinquentenário

Finalizando, Donizete ressaltou que para marcar os 50 anos de fundação do Daae (inaugurado em 2 de junho de 1969), além das atividades comemorativas previstas, a grande meta será as entregas, antes de 2 de junho, dos poços profundos do Victorio De Santi e Selmi Dei, e, depois de junho, o do Indaiá-São Rafael.

No ar

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, via página oficial do Facebook e Portal da Prefeitura de Araraquara, sempre com um entrevistado do governo, podendo ser visto também posteriormente.

registrado em: , ,