Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 16 / Novos integrantes do Compphara são empossados pelo prefeito Edinho

Cultura

Novos integrantes do Compphara são empossados pelo prefeito Edinho

Órgão auxilia o poder público na defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do município e é formado por 38 titulares e seus suplentes
foto10 Prefeito Edinho empossa integrantes do Compphara 15ago19 Tetê Viviani.jpg

 

 

Os novos integrantes do Compphara (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara) tomaram posse na quinta-feira (15), no Palacete das Rosas.

O Compphara é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e que tem como objetivo a adoção de medidas para a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município, cuja conservação se imponha em razão de fatos históricos, de seu valor folclórico, artístico, documental ou cultural, assim como dos recantos paisagísticos que mereçam ser preservados.

O conselho é composto por 38 membros titulares e seus suplentes, todos representantes de órgãos públicos municipais da administração direta e indireta, entidades e instituições da sociedade civil. O mandato, de 2 anos, não é remunerado.

“Uma cidade que não preserva o seu patrimônio histórico terá dificuldade para traduzir para as futuras gerações como a cidade se formou, bem como a identidade do seu povo. Araraquara tem que crescer, gerar emprego e renda, mas tudo isso tem que dialogar com a preservação do patrimônio histórico e ambiental. Um bom mandato a todos do Compphara”, afirmou o prefeito Edinho.

Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, “a memória de Araraquara deve ser preservada e passada para as futuras gerações”. “Manter a memória de um povo e divulgar esses saberes é um exemplo de cidadania, ainda mais quando é um processo de participação popular. Estamos aqui para construir isso junto com vocês”, disse.

A secretária de Cultura e presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara), Teresa Telarolli, ressaltou que o conselho trabalha de forma árdua e com muita competência. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte deste momento da história da cidade. Estamos tendo grandes avanços”, afirmou.

O atual presidente do Compphara, Joel Venceslau de Oliveira Júnior, também apresentou suas impressões sobre o conselho. “Acho importante para que a gente passe para a população o patrimônio bastante rico que temos na cidade. Temos a necessidade de preservar, evoluir, fazer o melhor possível”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek (MDB) deu total apoio ao Compphara. “Temos um árduo trabalho a ser feito e quero dizer que a Câmara está junto com vocês”, destacou o parlamentar.

Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Edson Hel (PPS) e Toninho do Mel (PT); secretários e coordenadores municipais; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; e outras autoridades.

 

 

 

registrado em: , ,