Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 19 / Leis aprovadas pela Câmara Municipal são sancionadas por Edinho

Jurídico

Leis aprovadas pela Câmara Municipal são sancionadas por Edinho

Duas homenagens a pessoas de destaque e criação de campanha de conscientização sobre saúde bucal foram assinadas pelo prefeito na sexta (16)
foto07 Prefeito Edinho sanciona leis de autoria da vereadora Juliana Damus sobre denominações de vias públicas 16ago19 Tetê Viviani.jpg

 

 

O prefeito Edinho sancionou, em solenidade na sexta-feira (16), três leis aprovadas pela Câmara Municipal nas últimas sessões ordinárias. As iniciativas são da vereadora Juliana Damus (Progressistas) e do vereador Elias Chediek (MDB).

Duas leis sancionadas são de Juliana Damus. A primeira delas denomina Avenida Kahena Paula Raphael Vicente Gomiero via pública do loteamento Parque Residencial Jatobá.

Kahena nasceu em 1993, em Araraquara, e trabalhava como modelo, chegando a morar por três anos na capital paulista. Ela lutava contra um câncer desde os 21 anos, quando estava no auge de sua carreira e descobriu a doença. Em 2015, Kahena voltou para Araraquara para dar início ao tratamento.

Em janeiro de 2018, Kahena foi a estrela da campanha "Modelo de Solidariedade", também conhecida como “IPTU Solidário”, criada pela Prefeitura para incentivar as doações espontâneas para instituições que acolhem e tratam pessoas com câncer. Dois meses depois, em março de 2018, Kahena faleceu aos 24 anos de idade.

Outra lei de Juliana Damus denomina, também no Parque Residencial Jatobá, a Avenida Tenente Jovem Benedicto de Moraes.

Natural de Ibirá, Jovem Benedicto de Moraes nasceu em 1935. Inscreveu-se para o concurso da Força Pública do Estado de São Paulo, ingressando na instituição em 1959, quando se mudou para a capital. Ao término do curso, ele foi designado para trabalhar no então 1º Batalhão de Caçadores, que se tornaria futuramente o 13º Batalhão da Polícia Militar, em Araraquara.

Em 1974, ao ver ao vivo pela TV o incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, Sargento Jovem sentiu despertar a vontade de buscar uma nova qualificação militar: transferido para a unidade do Corpo de Bombeiros de Araraquara, assumiu função administrativa. Ao longo do tempo, chegou ao posto de 2º Tenente do Corpo de Bombeiros.

Sargento Jovem casou-se com Maria Roza Mendonça, auxiliar de enfermagem da Santa Casa, com quem teve 3 filhos e 2 netas.

Saúde bucal
A lei de autoria do vereador Elias Chediek institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Abril Grená”, dedicado a ações de promoção de saúde bucal e prevenção de doenças bucais. Essas ações serão anualmente no mês de abril, tendo como símbolo o laço grená.

Entre as ações que poderão ser desenvolvidas estão promoção de palestras e debates, ações educativas, preventivas, orientações e estímulo à concretização de programas e projetos na área de educação e prevenção.

Marcas
Em sua fala, o prefeito Edinho parabenizou os vereadores e ressaltou que é muito importante “eternizar as pessoas que deixaram marcas na nossa cidade”. “O sargento Jovem cumpriu sua missão como policial e Kahena foi uma jovem guerreira, lutadora, que se tornou um símbolo da luta contra o câncer”, disse.

Sobre o “Abril Grená”, Edinho também declarou total apoio à proposta. “A saúde bucal ainda tem carências, principalmente educacionais. A qualidade de vida se expressa na boca. É muito triste ver um jovem com a dentição comprometida. Nós vamos participar de forma ativa nesse processo de conscientização”, relatou.

Além dos vereadores autores das leis, participaram do evento o vice-diretor da Faculdade de Odontologia da Unesp Araraquara, Edson Alves de Campos; o professor Fernando Crisci, representando a Uniara; o sargento Viana, representando o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior; o cabo Lucas, representando o Corpo de Bombeiros de Araraquara; além de representantes da regional de Araraquara da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), da Lacca (Liga Araraquarense de Combate ao Câncer), do Grupo Chá de Lenços Único e de familiares dos homenageados.

 

 

registrado em: , , ,