Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 21 / Facira encerra com a animação de Hip Hop, Funk e Samba

Cultura

Facira encerra com a animação de Hip Hop, Funk e Samba

Jorge Aragão encerra a Facira que, no último dia, tem atrações bastante variadas
Jorge Aragao foto de Marcos Hermes.jpg

 

Fechando a programação da Facira, o convidado do dia 25 é o sambista Jorge Aragão, com show noturno. O veterano do samba tem 43 anos de carreira e, em 2017, teve seu trabalho indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode.

Mas tem muito mais samba no encerramento da Facira: às 13 horas o cantor Márcio Rocha apresenta o show “Grandes Sambas da História”, no Palco Interno. Também às 13 horas, haverá Funk e Vogue, com a participação Coletivos Casixtranha e Cadê Tereza apresentando o show “A história das danças marginais”. Na sequência virá o Trap e o R&B com Mate Pereira e DJ Guiga, seguidos pelo “Momento Funk”, com DJ Pedrinho, DJ Giva e MC Nego da Vila.

No Palco Externo, a partir das 16 horas, tem shows de uma turma da pesada de Araraquara: Ases Mania, Junior Barros, Turma do Samba e Sakanas – puro entretenimento e diversão no domingo.

Vale destacar que toda a programação é gratuita, porém pode ser solidária. O Fundo Social de Solidariedade disponibilizará um caminhão para receber doações de alimentos os quais serão revertidos às entidades sociais cadastradas e às famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Jorge Aragao foto de Tyno Cruz.jpg

Jorge Aragão – Jorge Aragão é o grande destaque na noite de encerramento da Facira 2019. Nascido no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, Jorge Aragão da Cruz é cantor, sambista e compositor de inúmeros sucessos. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm suas canções no repertório.

Dono de um talento incomum, além de romântico e espirituoso, Jorge é uma pessoa fascinante, com plena convicção de sua trajetória terrena e que sabe como poucos retribuir o que recebeu. Quem o conhece mais de perto sabe bem disso!

Com quase 30 anos dedicados inteiramente à MPB, Jorge Aragão continua em atividade. Durante sua caminhada, descobriu que tem uma verdadeira “sede” de informações. É fascinado pelo avanço da tecnologia, e isso o instiga e o faz buscar o novo a todo instante. Jorge acha incrível viver na era da revolução tecnológica. Mente aberta, vanguarda e constante renovação fazem de Jorge Aragão um homem fantástico... e por isso participa da Facira, celebrando os 202 anos de Araraquara.

 

Samba – Ases Mania, Junior Barros, Turma do Samba e Sakanas garantem entretenimento e diversão no domingo, com muito alto astral.

Ases Mania.jpg

- Ases Mania: O grupo Ases Mania irá contagiar o público com sua alegria e irreverência, tendo em seu repertório clássicos do samba dos 80, 90 e 2000. As referências musicais são Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, entre outros. Samba, pagode, MPB e Swing não irão faltar.Grupo nativo da cidade, surgiu em meados de 2000, através de amigos, que por amor à música, seguem com o afinco até hoje, por quase 20 anos, juntos. Alexandre Mariotini, Roberto Nascimento, Deva e Fábio Ne, são os responsáveis e organizadores pela existência e idealização do grupo.

Junior Barros.jpg

- Junior Barros: O sambista araraquarense Junior Barros conta com uma carreira de mais de 20 anos de sucesso e é considerado um dos maiores intérpretes de samba de São Paulo e do interior do Estado. Este nosso “verdadeiro diamante no mundo do samba” traz para a Facira: samba de qualidade com muita boa música.

Sakanas.png

- Sakanas: O grupo foi formado em 2013 por amigos que, levados pela música, começaram a se apresentar em diversos eventos da cidade e região. Com um repertório bem ousado e releituras musicais, acabaram agradando um público diversificado e exigente que gosta de ouvir samba, pagode, sertanejo e funk.

A formação atual do Sakanas conta com: Mateus (voz), Mosca (voz/banjo), Juninho (voz/cavaco), Lula (violão), Sorriso (bateria), Erick (baixo), Nemias (guitarra), Perego, Bidico e Karegato (percussão).

Turma do Samba.png

- Turma do Samba: com a experiência de 20 anos de estrada e mais de 2 mil shows em mais de cem cidades, a Turma do Samba traz um repertório animado, com sucessos do samba e pagode da atualidade e também das antigas. Profissionalismo, criatividade e alto astral estão garantidos com: Carrapicho (cavaquinho), João Vitor (vocalista), Vini Silva (percussão), Vinny Black (vocalista), Anésio (pandeiro), Evandro (guitarra), Junior (baixo) e Arthurzinho (bateria). 

 Casixtranha na FACIRA.png

Funk & Vogue – Os Coletivos “Casixtranha” e “Cadê Tereza?” apresentam o espetáculo “Funk & Vogue - A História das Danças Marginais”, onde relatam e entrelaçam o percurso dos ritmos Funk e Vogue, ao longo das décadas, utilizando diversas linguagens artísticas, como: música, dança, teatro, moda e artes visuais.

Casixtranha reúne as principais referências levantadas por pesquisas sobre as lideranças e os cenários sociais e estéticos de cada época para salientar sobre a importância, transformação e ramificação de vertentes que estes gêneros desencadearam.

O espetáculo apresenta artistas convidados representando diferentes configurações de juventudes que atuam no cenário araraquarense e somam-se ao projeto para celebrar artistas precursores das danças urbanas (Funk, Vogue, Breaking, Twerk) como elementos das culturas marginais (Hip Hop e Ballroom).

“Funk & Vogue - A História das Danças Marginais” é indicado para pessoas de todas as idades, gêneros e raças.

 Matte Pereira.jpg

Trap & RB – O araraquarense Matte Pereira vem apresentando seu trabalho de R&B e Trap pelo Brasil. Para a Facira – onde o ano passado abriu o show de Thaíde – traz um show com a cultura Black Music, onde o destaque é o Hip Hop, a diversão e a informação.

Matte Pereira comemora os 202 anos de Araraquara com este show, de grande significado para a cena Rap do interior do Estado. Vale destacar que, durante o show, será realizada a gravação do seu novo clipe, mostrando o cenário Hip Hop de Araraquara, assim como a beleza e a interatividade do público com os músicos da cidade.

 DJ Pedrinho.png DJ Giva 2.png MC Nego da Vila.jpg

Momento Funk – O Momento Funk chega com a energia de: DJ Pedrinho, DJ Giva e MC Nego da Vila, apresentando a força da juventude. Os artistas locais MC Nego da Vila e o DJ Giva pretendem incendiar o palco com os melhores ritmos dançantes do Funk, com a pegada do estilo Melody, além dos conceitos do Funk: ostentação e consciente.

 Marcio Rocha Foto Bruna Moreschi.jpg

Marcio Rocha - O guitarreiro Márcio Rocha interpreta músicas dos principais compositores de samba que marcaram época e fazem parte da história da música popular brasileira. No repertório canções de artistas como Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Sinhô, Heitor dos Prazeres, Ismael Silva, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Chico Buarque, Caetano Veloso - entre outros.

O show "Grandes Sambas da História" é uma ótima possibilidade para conferir a versatilidade de Márcio Rocha – artista reconhecido por seu trabalho e incentivo ao blues tradicional, sendo destaque no ensino, difusão e interpretação deste gênero no interior paulista.

 

SERVIÇO:

Facira 2019

Local: Facira/CEAR (Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/nº - Vila Velosa)

Data: domingo (25 de agosto)

 

Programação Palco Externo: a partir das 13h

– Funk e Vogue – A história das danças marginais, com Coletivos Casixtranha e Cadê Tereza

– Trap e R&B com Mate Pereira e DJ Guiga

 - Momento Funk, com DJ Pedrinho, DJ Giva e MC Nego da Vila

– Ases Mania

– Junior Barros

– Turma do Samba

– Sakanas

– Jorge Aragão

 

Programação Palco Interno:

13h: "Grandes Sambas da História", com Márcio Rocha

registrado em: ,