Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 26 / Solenidade marca Dia de Mobilização de Prevenção às Deficiências nesta segunda (26)

Saúde

Solenidade marca Dia de Mobilização de Prevenção às Deficiências nesta segunda (26)

Evento em frente ao Paço Municipal teve bate-papo e apresentações artísticas com representantes de entidades do município
WhatsApp Image 2019-08-26 at 09.58.23.jpeg

 

 

 

A Assessoria Especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência, que integra a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, realizou nesta segunda-feira (26), em frente ao Paço Municipal, a cerimônia que marcou o Dia de Mobilização de Prevenção às Deficiências às Deficiências. A semana alusiva à data foi instituída pela Lei Municipal nº 4.374 de 16 de agosto de 1994.

O evento foi promovido em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef) e apoio das entidades do município que trabalham em prol desse segmento da população. Várias delas estavam representadas na cerimônia.

O objetivo da ação, de acordo com Elisa dos Santos Rodrigues, assessora de Políticas Para a Pessoa com Deficiência, é contribuir para o reconhecimento, a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência. “É preciso provocar a reflexão e oferecer informações qualificadas sobre os direitos desse segmento da população. Nós trabalhamos para isso: pela valorização e pela inclusão, para que todos tenham acesso à educação, à cultura, à saúde, ao esporte e ao transporte”, defende a assessora.

Além de Elisa, participaram a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, que representou o prefeito Edinho; Carolina Leão Marques, coordenadora executiva de Direitos Humanos; César Augusto Ferreira, presidente do Comdef, e Luiz Armando Garlippe, gerente do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, da Secretaria Municipal da Saúde.

Garlippe, que é Mestre em Epidemiologia e Fisioterapeuta pela USP/Ribeirão Preto,  falou aos presentes sobre o tema “Prevenção às Deficiências”. Outro bate-papo foi coordenado pelo cabo Lucas, do Corpo de Bombeiros de Araraquara. O tema foi “Queda de Mergulho em Águas Rasas”.

A cerimônia também teve apresentações artísticas do Grupo Musical do Instituto Santa Luzia, da cantora Ana Paula Valadão e performance de mães e filhos da Associação de Pessoas com Paralisia Cerebral “Mães Guerreiras”, além de exposição de artesanato, fotografias e desenhos das entidades do município.  

Toda a cerimônia teve a tradução do intérprete de libras Adriano Vasco Romin.

 

 

 

registrado em: , ,